Ordem gaúcha presente à primeira reunião do Comitê Gestor do Processo Eletrônico
05/10/2012 18:02
Entre os temas debatidos estavam o planejamento estratégico do Processo Eletrônico e alguns problemas verificados no sistema.
Foi realizada na tarde desta sexta-feira (05), a primeira reunião do Comitê Gestor do Processo Eletrônico, formado por membros do TJRS, do MP-RS e da DPE/RS. Representando a OAB/RS, esteve o presidente da Comissão Especial do Processo Virtual, Peticionamento Eletrônico e Outras Tecnologias (CEPVPEOT), Carlos Thomaz Albornoz. O encontro foi realizado no TJRS.
Primeiramente, foi apresentado o planejamento estratégico do processo eletrônico do TJ. Em seguida, Albornoz relatou as dificuldades que os advogados estão enfrentando para obter a validação da certificação digital no sistema, bem como problemas na leitura de assinaturas digitais e no protocolo de petições. O dirigente salientou que, para avançar na implantação do processo eletrônico, é preciso resolver os problemas que estão sendo apresentados.
Segundo o presidente da CEPVPEOT, a orientação fornecida aos advogados é de que não deixem para o último dia a realização do peticionamento. Também orientou para que caso não consigam enviá-lo, façam a entrega por meio de documentos impressos. No final da reunião também foi discutido o Processo Judicial Eletrônico (PJE), que desde julho está funcionando no Juizado Especial da Fazenda Pública do Foro Regional da Tristeza, como um projeto-piloto.
05/10/2012 18:02