Home / Noticias / 26.03.2010 15:52

Ordem gaúcha explica como funcionará alvará eletrônico

26/03/2010 15:52

Com o sistema, o advogado, quando estiver peticionando, irá informar, naquele momento, o banco, agência e o número da conta em que deseja retirar o recurso.

Conforme noticiado nos veículos de comunicação da OAB/RS, será implantado, ainda neste semestre, de forma inédita, o sistema de alvará eletrônico no Banrisul. A medida atende a um pleito da Ordem gaúcha.

O pagamento de alvarás será facilitado e agilizado graças à certificação digital, que possibilita ao advogado peticionar informando a agência e a conta bancária para receber o valor. O procedimento irá atender, inicialmente, apenas os depósitos com códigos de barras.

Confira as mudanças com a implantação do alvará eletrônico:

Para fazer o levantamento de alvará, hoje, o advogado tem que ir ao cartório para retirar o documento. Em seguida, o profissional dirige-se ao Banrisul, localizado no Foro, e informa a agência e a conta na qual deseja receber o valor.

Com o alvará eletrônico, o advogado, quando estiver peticionando, irá informar, naquele momento, o banco, agência e o número da conta em que deseja retirar o recurso. No próprio escritório, acompanhando as Notas de Expedientes, o advogado poderá conferir, no site de seu banco, se o valor foi depositado. Assim, o profissional não precisa ir até o Foro para retirar o alvará nem entrar em fila de espera para solicitar a transferência do valor.

Com o novo sistema, todas as informações serão prestadas na petição, o que, por sua vez, excluirá a expedição de alvará. A iniciativa visa evitar o deslocamento do advogado até o Foro apenas para retirar alvará.

26/03/2010 15:52

Metas da gestão são traçadas na primeira reunião da CDAP

26.03.2010

OAB/RS manifesta preocupação com prejuízos enfrentados pelos advogados com implantação do processo eletrônico