Home / Noticias / 06.07.2021 16:11

Participação de acionistas em assembleias virtuais é tema de palestras

06/07/2021 16:11

Na noite de quarta-feira (30), a Escola Superior da Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) promoveu o webinário “A vida real das assembleias virtuais nas companhias abertas”. O evento contou com duas palestras que contextualizaram as reuniões online de acionistas de empresas durante a pandemia.

A diretora da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, responsável pela abertura, reforçou a importância de abordar temas pertinentes para este momento em que a advocacia está se adaptando às diversas mudanças trazidas pelo novo Coronavírus. “É uma satisfação enorme participar deste webinário com advogados tão qualificados. O tema da noite é instigador e muito atual, e palestras como essas nos ajudam a conhecer a dinâmica das assembleias online e qualifica advogados e advogadas para entender as particularidades dessa modalidade”, explicou ela. Assista a abertura completa, clicando aqui.

O professor do INSPER e ex-diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Gustavo Gonzales, contextualizou as normas que permitiram a realização de assembleias virtuais e mostrou números desses eventos em empresas desde março de 2020. “Tive o privilégio, enquanto diretor da CVM, de participar das discussões que resultaram na Medida Provisória que alterou a lei societária para que as assembléias pudessem ser realizadas de forma exclusivamente digital. A experiência desses dois anos indica que as assembléias não são, sob o ponto de vista tecnológico, algo essencialmente complicado”, comentou. Clique aqui e assista à fala completa.

O pós-doutor em Ciências Jurídico-Empresariais pela Faculdade de Direito de Lisboa, Ricardo Lupion, falou sobre os riscos para os acionistas e como sua participação pode ser prejudicada em assembleias realizadas por plataformas online. “Em uma pesquisa realizada na PUCRS, percebemos que, nas Assembleias Gerais Ordinárias, não houve um aumento significativo de votos, algo que era esperado pela facilidade de participação dada pelos meios digitais. Isso mostra, ainda, um desinteresse por parte de muitos acionistas e é algo que precisa ser trabalhado”, pontuou. Assista à fala completa do pesquisador nas áreas do Direito, Ciência, Tecnologia e Inovação; e professor da Escola de Direito da PUCRS, clicando aqui.

Confira, abaixo, a íntegra do evento:

06/07/2021 16:11

Fara representa diretoria da OAB/RS em visita à subseção de Pelotas

05.07.2021

Cursos de idiomas: Estão abertas as Inscrições para os cursos de idiomas nas áreas de Francês, Italiano e Russo

06.07.2021