Home / Noticias / 25.06.2024 15:00

Pleito da OAB/RS atendido: União Federal confirma antecipação dos pagamentos dos precatórios federais de 2025 para 2024

Conquista foi obtida durante audiência de conciliação, no STF, que discutiu a extinção da dívida do Estado com a União.

25/06/2024 15:00

“Um avanço extraordinário”. Foi assim que o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, definiu a audiência de conciliação realizada na terça-feira (25), em Brasília, entre a União, a Ordem gaúcha e o governo do estado do Rio Grande do Sul. A partir da reunião, realizada no gabinete do ministro Luiz Fux, no Supremo Tribunal Federal (STF), ficou definido que a União fará a antecipação do pagamento dos precatórios federais de 2025 para 2024.

“Este é um pedido da Ordem do Rio Grande do Sul desde o início da catástrofe climática que atingiu o nosso Estado. Em curto espaço de tempo, conseguimos essa antecipação, que irá proporcionar uma importante movimentação econômica, na ordem de R$ 4,5 bilhões, estimulando o consumo dos beneficiários em momento de crise, favorecendo toda a sociedade gaúcha e socorrendo de forma indireta as empresas do Estado”, avaliou Lamachia, afirmando que a verba dos precatórios tem caráter alimentar.

O ex-presidente e membro honorário vitalício do CFOAB e da OAB/RS, Claudio Lamachia; o governador do RS, Eduardo Leite; o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa; o advogado-geral da União, Jorge Messias; e o ministro extraordinário para a Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, também acompanharam a audiência.

Quase R$ 700 milhões para o RS

Além dos precatórios, a União sinalizou o pagamento de recursos ao Estado relativos a perdas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). De acordo com o governador do RS, Eduardo Leite, o valor corresponde a R$ 500 milhões para o Estado e R$ 180 milhões para as prefeituras. “É uma medida inicial da negociação que temos com a União, mas que certamente será de extrema importância para mitigar os efeitos das inundações”, ponderou Lamachia.

Avanço no tema da dívida

Por fim, a Ordem gaúcha obteve do ministro Fux a confirmação de uma nova audiência de conciliação, em agosto, tratar da extinção da dívida do Estado. “Avançamos no tema da dívida, com a garantia de uma nova audiência dentro de 45 dias. Na posição histórica da OAB/RS, que ajuizou uma ação ainda em 2012, esta dívida já está quitada", afirmou Lamachia.

Abaixo, confira a atuação recente da Ordem gaúcha sobre o tema:

Nota pública pela extinção da dívida do RS com a União

Fux pede manifestação da União sobre ação da OAB/RS por extinção da dívida do Rio Grande do Sul

Extinção da dívida do RS: Lamachia leva posição da OAB/RS ao advogado-geral da União

Antecipação de precatórios federais e extinção da dívida do RS: em Brasília, Lamachia busca soluções para amenizar impactos da crise climática

Pedido da OAB/RS atendido: Fux marca audiência de conciliação entre União Federal, Ordem gaúcha e Estado para discutir extinção da dívida do RS

Em reunião com deputados estaduais, OAB/RS apresenta dados técnicos da ação pela extinção da dívida do RS

25/06/2024 15:00

OAB/RS participa da posse do novo desembargador eleitoral substituto pela classe dos advogados

24.06.2024

OAB/RS atua pela ampliação das operações do aeroporto de Pelotas

25.06.2024