Home / Noticias / 01.09.2010 22:27

Presidente do CFOAB empossa Comitê 9840 – Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral da OAB/RS

01/09/2010 22:27

Foto: Rodney Silva - OAB/RS
Para Ophir Cavalcante, a seccional do Rio Grande do Sul é uma das OABs mais atuantes no País na fiscalização do processo eleitoral.

“A seccional do Rio Grande do Sul é uma das OABs mais atuantes no País na fiscalização ao combate à corrupção”, apontou o presidente do CFOAB, Ophir Cavalcante, ao empossar, juntamente com o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, os membros do Comitê 9840 – Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral da OAB/RS. O ato foi realizado na tarde desta quarta-feira (1º), na sede da entidade.

Foram empossados o coordenador do Comitê 9840, Paulo Oliveira; e os membros Joel José Cândido, Lizete Andreis Sebben, Antônio Augusto Mayer dos Santos, César Moreno Carvalho Pereira Júnior, Claudio Cardoso da Cunha, Thiago Roberto Sarmento Leite e Anna Vittória Pacini Teixeira.

Na ocasião, Lamachia citou que a Ordem gaúcha criou uma rede de fiscalização das eleições em todo o Estado por meio de suas 105 subseções. “No recente escândalo das diárias dos vereadores, a OAB/RS questionou os atos ímprobos nos municípios e buscou respaldos nos órgãos de controle do erário público. Os advogados exercem um papel fundamental na defesa dos direitos da sociedade”, afirmou.

O presidente do CFOAB reiterou as palavras de Lamachia ao destacar que a entidade é representante dos cidadãos na luta contra a corrupção e os desvios éticos políticos. “É uma honra empossar os membros do Comitê 9840, que visa ser mais um mecanismo externo de fiscalização do processo eleitoral”, disse.

A exemplo do que ocorreu no pleito de 2008, o Comitê 9840, por meio de equipes formadas por advogados, está mobilizado para receber e encaminhar às autoridades competentes eventuais denúncias de fatos irregulares que agridam as regras eleitorais. Ophir lembrou que o Comitê 9840 possui abrangência nacional e está instalado nas 27 seccionais da OAB.

Também estavam presentes no ato a conselheira federal da OAB/RS, Cléa Carpi da Rocha; e os representantes das seguintes entidades apoiadoras do Comitê 9840: Associação dos Procuradores do Município de POA (APMA), Força Sindical RS, Comissão de Justiça e Paz da Regional Sul da CNBB, Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS), Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RS), Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RS), Conselho Regional de Medicina (Cremers), Conselho Regional de Odontologia (CRO-RS), Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-2) e Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito5).

Pela OAB/RS, participaram o vice-presidente, Jorge Maciel; a secretária-geral, Sulamita Santos Cabral; a secretária-geral adjunta, Maria Helena Dornelles; e o tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh, entre outros dirigentes.

01/09/2010 22:27

Inicia a 2ª edição do Curso de Atualização para a Advocacia Criminal

01.09.2010

OAB/RS parabeniza subseção de Cacequi pelo aniversário