Home / Noticias / 09.08.2010 21:20

Presidente da OAB/RS critica mau uso de dinheiro público

09/08/2010 21:20

Foto: Lauro Rocha - OAB/RS

Claudio Lamachia anunciou a criação de comissões para acompanhar denúncias noticiadas pela mídia.

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, considerou lamentáveis as denúncias de suposto uso de dinheiro público para fazer turismo, conforme noticiado neste final de semana. “É uma triste repetição de fatos que já deveriam ter sido banidos da nossa realidade política”, disse, na tarde desta segunda-feira (09/08), referindo-se especialmente aos casos verificados nos municípios de Triunfo, Dom Pedro de Alcântara, Humaitá e General Câmara. Segundo ele, a OAB (subseção) de Triunfo já providenciou um pedido de afastamento do presidente da Câmara de Vereadores – que seria um dos envolvidos –, para que as denúncias de mau uso de verbas públicas possam ser averiguadas.

As denúncias da imprensa também foram discutidas durante uma reunião do Comitê 9840 – Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, ocorrida hoje na sede da Ordem gaúcha, em Porto Alegre, que reuniu o coordenador do Comitê, Paulo Roberto Cardoso Moreira de Oliveira, os membros, Thiago Roberto Sarmento Leite, Lizete Sebben e o secretário-executivo da CNBB, Pe. Tarcísio Arsênio Rech. Sobre o noticiário, Claudio Lamachia anunciou que estão sendo criadas comissões da entidade para acompanhar os casos nos próprios municípios aonde teriam ocorrido irregularidades com o uso de dinheiro público. Ele reiterou que os fatos relatados na mídia demonstram o quanto é necessário que os gastos do erário sejam fiscalizados também pela própria sociedade, através de suas entidades representativas. “Esta é a principal proposta dos Observatórios Sociais, cuja implantação nos municípios gaúchos a OAB/RS, juntamente com outras instituições, recentemente propôs à comunidade rio-grandense”, observou.

Assessoria de Imprensa – OAB/RS
Carol Majewski – Jornalista / Assessor

09/08/2010 21:20

Ordem gaúcha visita subseção de Santo Antônio da Patrulha