Home / Noticias / 14.04.2022 15:16

Presidente da OAB/RS empossa diretoria da subseção de Capão da Canoa

14/04/2022 15:16

O presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, foi ao litoral norte gaúcho para empossar a diretoria da subseção de Capão da Canoa para o triênio 2022-2024. O ato solene, ocorrido no início da tarde de quarta-feira (13), reconduziu Rosana Brogni Steinmetz Wainer à presidência da subseção. Ainda durante a cerimônia, a vice-presidente, Daniela da Rosa; a secretária-geral, Aguida Janaina da Silva; o secretário-geral adjunto, Paulo Roberto Bittencourt de Souza; e o tesoureiro, Marcio Pereira Matos, também tomaram posse.

Veja mais fotos da solenidade no Flickr da OAB/RS.

Lamachia iniciou sua fala registrando votos de sucesso nos desafios futuros. “Presidente Rosana, a par da sua capacidade de liderança e do seu exemplar trabalho, o que a fez ser reconduzida justamente para os próximos três anos, desejo que seja um mandato muito profícuo. E tenho certeza de que assim será, sabedor da diretoria que está ao seu lado nesta importante missão”, disse. O presidente da OAB/RS, em forma de homenagem póstuma, também lembrou e agradeceu os relevantes serviços prestados pelo ex-presidente da subseção de Capão da Canoa, Darcy Gonçalves do Nascimento, falecido no início desta semana.

O aniversário de 90 anos da OAB do Rio Grande do Sul, comemorado no último dia 11 de abril, e os importantes pleitos alcançados pela Ordem gaúcha encerraram o discurso de Lamachia. “Tenho orgulho da advocacia gaúcha, que é forte, aguerrida e qualificada, e da OAB/RS, que completou nove décadas de relevantes serviços prestados à advocacia à sociedade rio-grandense. Afinal, foi a OAB/RS que entregou para a advocacia nacional as maiores conquistas legislativas recentes: as férias dos advogados; a contagem dos prazos em dias úteis; o Simples Nacional; a lei que criminaliza o desrespeito às prerrogativas; o artigo 85 que fixou critérios objetivos para concessão de honorários de sucumbência”, enumerou.

Ao ser reempossada, a presidente Rosana, primeira mulher a ocupar o posto máximo da subseção de Capão da Canoa, agradeceu a confiança da advocacia local em seu trabalho. “É uma honra estar aqui neste dia para, juntos, assumirmos a nossa segunda gestão”, pontuou. Ela também destinou algumas palavras ao ex-presidente Darcy, “valoroso homem de Ordem, que deixou seu legado em nossa comunidade e em nossos quadros”.

Rosana ainda ressaltou como deve ser o seu atual mandato à frente da subseção. “É necessário estarmos todos juntos em prol da advocacia caponense. Afinal, não existe OAB de um lado e advogados e advogadas do outro. A OAB é feita de advogados. Nós somos a OAB. E assim será aqui em Capão da Canoa”. Antes de encerrar a sua fala, ela ainda parabenizou a Ordem gaúcha pelos 90 anos completados: “parabéns para a nossa instituição, sempre compromissada com a advocacia, a cidadania e a Justiça sul-rio-grandense”.

Presenças

Também acompanharam ao evento as seguintes autoridades: os ex-presidentes da subseção de Capão da Canoa, Elisandro Brehm e Miguel Severo; a ex-presidente da subseção de Tramandaí, Amanda Nascimento; o presidente da subseção de Tramandaí, Tiago dos Reis Francisco; o vice-presidente da subseção de Torres, Cícero Vieira; o tesoureiro da subseção de Torres, Nícolas Bereta; a secretária-geral da subseção de Osório, Camila Ramos; as conselheiras estadual, Maria Aparecida e Renata Santos; a vice-prefeita de Capão da Canoa, Juliana D’avila Martin; a procuradora-geral do município, Ângela Patrícia Schardosim; o diretor do Foro do município, Ivan Chaves; e o juiz da Justiça Federal, Oscar Valente.

14/04/2022 15:16

OAB/RS empossa Comissão de Relações Internacionais e Integração do Mercosul