Home / Noticias / 23.11.2021 18:22

Presidente da OAB/RS palestra durante seminário “O Futuro do Sistema Prisional Gaúcho”

23/11/2021 18:22

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, foi palestrante do seminário “O Futuro do Sistema Prisional Gaúcho”, promovido pelo Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul (AMAPERGS), na tarde desta terça-feira (23).

O evento aconteceu no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. Em seu painel, Breier palestrou ao lado do secretário da Justiça e Sistemas Penal Socioeducativo do Rio Grande do Sul, Mauro Hauschild; da professora da UFRGS, Aline Cunha; e do professor da UCPEL, Luiz Antônio Bogo. A mediação ficou à cargo da diretora da AMAPERGS e servidora de carreira da SUSEPE, Nivea Carpes.

Ao longo de sua fala, o presidente da seccional relembrou a atuação da OAB/RS em relação ao tema do sistema prisional nos últimos anos, como vistorias a delegacias e cadeias, o Instituto Psiquiátrico Forense, a situação de presos em viaturas. Além disso, ele reforçou a necessidade de se estabelecer qual política pública deve ser adotada no sistema.

“Com muito diálogo, a Ordem gaúcha, através de sua Comissão de Direitos Humanos, sempre trabalhou pela busca de soluções para os problemas de superlotação, presos provisórios e outras pautas que são de conhecimento da sociedade, mas geralmente ignoradas. Essa questão problemática tem a ver com os presos, mas também tem muito a ver com os servidores penitenciários que trabalham nas casas prisionais e também sofrem com esse ambiente degradante”, disse.

23/11/2021 18:22

Eleições OAB/RS 2021: saiba como justificar sua ausência

23.11.2021

Descolonizando o Pensamento Negro de novembro debaterá os efeitos das desigualdades raciais na Justiça Criminal