Home / Noticias / 11.08.2021 15:02

Presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, recebe o Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre no Dia da Advocacia

11/08/2021 15:02

“Esta homenagem sai das fronteiras de Porto Alegre e alcança os mais de 100 mil advogados e advogadas do Rio Grande do Sul. É com muita honra e alegria que a recebo em nome da advocacia gaúcha”, afirmou o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, ao receber o Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre, nesta quarta-feira (11), na Câmara de Vereadores da Capital.

A homenagem ganhou um significado ainda mais especial por acontecer justamente no dia 11/08 — Dia da Advocacia. Breier, relembrou sua trajetória de dedicação à instituição e agradeceu aos colegas de Ordem: “Toda a obra que realizamos é sempre coletiva. Agradeço à vida pelas pessoas que cruzaram meu caminho e somaram esforços para que eu pudesse estar aqui vivendo esse momento. Muito me orgulha lembrar dessa construção pela cidadania, uma trajetória de quase 18 anos de dedicação à OAB/RS”, destacou.

Ao falar dos momentos de dificuldade enfrentados pela advocacia no último ano, Breier citou a crise atual do Judiciário: “É um dia de emoção, de alegria, mas é impossível não citar todas as dificuldades que a pandemia trouxe e o nosso esforço diário para retomada das atividades do Judiciário. Nós estamos trabalhando e buscando a garantia do trabalho da advocacia com responsabilidade e transparência”, garantiu.

O presidente da Câmara e proponente da homenagem, vereador Márcio Bins Ely, ressaltou o trabalho desenvolvido por Breier a frente da OAB/RS: “Entre tantas dificuldades com a pandemia, tua força de vontade e determinação na atuação em prol da defesa da sociedade e da categoria representam um protagonismo muito relevante. Nada mais justo e oportuno que no Dia do Advocacia possamos reconhecer também os advogados e as advogadas em teu nome”, destacou.

Bins Ely citou, ainda, alguns projetos e campanhas criados por Breier. A Campanha Vote Consciente, disseminada nacionalmente em 2017 e realizada também para as eleições dos conselhos tutelares. Outra iniciativa destacada foi o projeto OAB vai à Escola, que percorre escolas de Porto Alegre e da região metropolitana, levando informações sobre direitos da criança e do adolescente, direitos humanos, violência contra a mulher, gravidez na adolescência, atos infracionais e a importância do voto. O vereador comentou também sobre a iniciativa OAB Cidadã de arrecadação e doação de alimentos e agasalhos, além de campanhas contra a corrupção e contra o aumento de impostos.

Estiveram presentes na sessão solene os diretores da OAB/RS, Jorge Fara, André Sonntag e Fabiana Barth; da diretoria da CAA/RS, Pedro Alfonsin, Claridê Chitolina Taffarel e Gustavo Juchem, além do conselheiro seccional, Leonardo Lamachia. A família e amigos do presidente da OAB/RS também prestigiaram o evento.

11/08/2021 15:02

OAB/RS inaugura nova sede da subseção de Canoas

11.08.2021

OAB/RS inaugura espaço de coworking com 10 salas à disposição da advocacia gaúcha no Centro de Porto Alegre