Home / Noticias / 30.07.2010 18:54

Presidente da Ordem gaúcha recebe subseção de Capão da Canoa

30/07/2010 18:54

Foto: Rodney Silva - OAB/RS
No encontro, Lamachia destacou que não será possível iniciar a construção da sede da OAB local, pois novos investimentos estão comprometidos em função de a entidade ser ré em duas ações judiciais de grande vulto.

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, recebeu, na tarde desta sexta-feira (30), a visita do presidente da subseção de Capão da Canoa, Miguel Glashorester Severo, no gabinete da presidência da seccional. Também estavam presentes o secretário-geral adjunto da Ordem local, Cléo Regis Souza da Silva, e o coordenador da Comissão de Obras da OAB Capão da Canoa, Ivan Braga Florentino.

No encontro, Severo entregou a Lamachia o edital de doação do terreno para a construção da sede da subseção, que será ao lado do Foro da Comarca, que também está em obras.

O presidente da entidade destacou que, por deliberação do Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/RS, não será possível iniciar a construção da sede, pois os recursos financeiros devem ser concentrados nas estruturas já em andamento. Lamachia ainda lembrou que novos investimentos estão comprometidos, pois a Ordem é ré em duas ações judiciais de grande vulto, que somam aproximadamente R$ 8 milhões. A primeira delas trata-se de uma quebra de contrato, em 1986, com a empresa que fornecia o serviço de notas de expediente para os advogados. A segunda é de natureza trabalhista, protocolada em 2001 pelo sindicato dos funcionários da entidade, que tiveram seus direitos subtraídos de forma unilateral. A fase de execução das duas ações ocorreu somente em 2010, não podendo ser incluída anteriormente no planejamento orçamentário.

Diante da situação apresentada, ficou definido que o lançamento da pedra fundamental que dará início à obra, dentro do projeto “Nenhuma subseção sem sede”, será em 2011.

Os dirigentes também discutiram sobre os problemas do Exame de Ordem Unificado, que na sua segunda fase, por exemplo, não realizou prova em Capão da Canoa, fazendo com que os bacharéis de Direito se dirigissem a Porto Alegre, distante, aproximadamente, 115 Km.

Segundo Lamachia, a OAB/RS, juntamente com diversas seccionais do País, estão avaliando a possibilidade de retomar a realização do Exame de Ordem em nível regionalizado, caso não sejam tomadas medidas urgentes para a correção dos rumos do Exame de Ordem Unificado. “Aderimos ao modelo imaginando que este pudesse dar uma estrutura ainda melhor aos bacharéis, e o que percebemos é que isto não está ocorrendo”, afirmou.

Ao final da reunião, Severo convidou a diretoria da OAB/RS para participar do 2º Jantar Baile do Rubi, em comemoração à Semana do Advogado. O evento acontece no dia 14 de agosto, às 20h30min, na Sociedade Amigos de Capão da Canoa (SACC).

30/07/2010 18:54

Subseção de Capão da Canoa divulga programação da Semana do Advogado