Home / Noticias / 09.09.2022 20:47

Presidente da Ordem gaúcha vai à CGJ com comitiva de Três de Maio em busca de avanços para a comarca

09/09/2022 20:47

Aproximar a advocacia gaúcha é um dos pilares da atual gestão da OAB/RS que, por meio de sua diretoria, tem se reunido com advogados e buscado soluções para antigos problemas. O presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, realizou, na tarde de quinta-feira (08), quatro reuniões com comitivas mobilizadas por subseções gaúchas: Novo Hamburgo, Alegrete, Três de Maio e Camaquã. Os encontros ocorreram na Corregedoria-Geral de Justiça, onde o desembargador Giovanni Conti, corregedor-geral de Justiça do estado, esteve presente, para receber as demandas de Lamachia e dos representantes das subseções.

“Tenho acompanhado as comitivas das subseções para, juntos, trazermos as demandas de nossos colegas. Nossa gestão busca estar perto da advocacia de todo o estado, visitando as sedes e promovendo diversas reuniões. Da mesma forma, saúdo a mobilização da OAB de Três de Maio por reunir um número tão expressivo de representantes da população de sua região para virmos à CGJ encontrar soluções para a advocacia e a sociedade”, destacou Lamachia.

Demandas

A presidente da subseção de Três de Maio, Laura Irber Redel, explicou quais são os problemas enfrentados na região. “Temos uma comarca na qual há seis municípios jurisdicionados e apenas duas varas não especializadas e que têm 26 mil processos. Sentimos que há falta de servidores porque a maioria se muda para outras comarcas. Além da elevação de entrância, que pode tornar nossa comarca mais atrativa, entendemos que se faz necessária a criação de novas varas, como uma vara criminal, bem como a nomeação de mais servidores”, citou ela.

Conti respondeu que já há mudanças previstas e que podem amenizar os problemas enfrentados em Três de Maio. “Pretendemos nomear quase 200 oficiais de justiça e 90 analistas, que serão treinados para prestar assessoria a todas as comarcas gaúchas. Três de Maio está incluída nas comarcas que estão em estudo para ter elevação de entrância, de inicial para intermediária, e com o ingresso de 92 novos juízes. Também estudaremos a possibilidade da criação de uma terceira vara”, afirmou ele.

Presenças

Também estavam presentes: a secretária-geral da subseção de Três de Maio e procuradora do município, Anaíra Coutinho; a secretária-geral adjunta, Aline Lucca Lottke; o prefeito de Três Maio, Marcos Vinícius Benedetti Corso; o procurador-geral do município, Jorge Luiz Wachter; a conselheira subseccional, Tania Beatriz Lissarassa Muniz; o presidente da Comissão da Jovem Advocacia de Três de Maio, Wagner Junior Fabrin; o assessor jurídico da Câmara de Vereadores de Três de Maio, Alberto Dapper; a procuradora do município de Alegria, Daiana Kuhn; o prefeito em exercício em Independência, Dirceu Fiorin; o advogado e ex-juiz da comarca de Três de Maio, Jairo Cardoso Soares; o prefeito de Boa Vista do Buricá, João Rudinei Sehnem; assessores dos deputados Ernani Polo, Mauricio Dziedricki, Gabriel Souza, Zilá Breitenbach, Sérgio Turra e Aloísio Classman; o conselheiro fiscal da Associação Comercial e Industrial de Três de Maio, José Henrique Weber; o vereador de São José do Inhacorá, Milton Francisco Ludvig; o vereador de Boa Vista do Buricá, Vanderlei Dimas Hoelscher; o advogado Jonatan Godinho Johann e o representante da faculdade Sociedade Educacional Três de Maio, Rafael Hollweg.

09/09/2022 20:47

OAB Cubo receberá evento sobre inteligência artificial e proteção jurídica dos consumidores

09.09.2022

Lamachia recebe diretoria da subseção de Passo fundo