Prestação jurisdicional: Lamachia se reúne com o presidente do TJRS
Na ocasião, foram encaminhadas demandas das subseções de Tapejara e Encantado.
23/02/2024 16:36
Com o espírito de obter conquistas para a advocacia por meio do diálogo permanente com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, se reuniu com o presidente da Corte, desembargador Alberto Delgado Neto, e duas comitivas de subseções na tarde da terça-feira (20). Os pleitos apresentados foram pela 2ª Vara Judicial em Tapejara e um espaço para a sede de Encantado no terreno do fórum local.
Lamachia destacou que as reuniões foram realizadas buscando melhorias para a advocacia e para a sociedade. “Fomos recebidos pelo presidente do TJRS com o pedido da 2ª Vara para Tapejara, que é uma comarca com quase 14 mil processos, e buscando a disponibilização de um espaço no terreno do foro atual de Encantado para construir uma sede para a subseção. Uma tarde de trabalho para melhorar o exercício diário da advocacia e a prestação jurisdicional”, disse.
Segunda Vara em Tapejara
A presidente da OAB Tapejara, Luiza Cavichioli Doring, reforçou o pleito. “A região Planalto está crescendo e, com isso, a demanda judicial também cresceu. Agradecemos ao presidente Lamachia por nos acompanhar nesse pedido que já foi feito, também, para a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ)”, comentou.
Delgado respondeu que o caso já está em análise pela atual equipe da CGJ e complementou que irá conversar com a corregedora, desembargadora Fabianne Breton Baisch, para analisar as variáveis sobre a solicitação, entre elas a questão orçamentária.
A presidente da OAB Tapejara esteve acompanhada do tesoureiro da subseção, Clamilton Pasa, e do representante do gabinete do vice-governador, Clair Kuhn.
Nova sede para a advocacia de Encantado
Jorge Calvi, presidente da subseção de Encantado, explicou por que uma nova sede é necessária. “Pedimos a cessão de um espaço anexo ao prédio do foro para construirmos uma sede que vai auxiliar toda a advocacia da região, já que muitos profissionais recebem clientes e realizam audiências virtuais em suas próprias casas por não terem outro local. Após as enchentes que atingiram a região em setembro, quando precisamos montar uma estrutura com apoio da OAB estadual, ficou mais evidente a necessidade de uma nova sede para que os colegas possam exercer a advocacia de forma digna”, pontuou.
A comitiva entregou um possível projeto para a obra, e o presidente do TJRS disse que a solicitação será analisada primeiramente pelo Departamento de Infraestrutura.
Também participaram do encontro o secretário-geral da OAB Encantado, Nei Antônio Di Domênico; e o prefeito do município, Jonas Calvi.
23/02/2024 16:36