Home / Noticias / 29.10.2019 16:29

Prevenção de câncer e cuidados com a saúde mental do Outubro Rosa da ESA/RS

29/10/2019 16:29

http://bit.ly/2Puur2U
image-galeria-0

A Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), em parceria com a Comissão da Mulher Advogada (CMA) e a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA), promoveu, na manhã da sexta-feira (25), palestras e serviços de saúde gratuitos para as advogadas.

A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, ressaltou que: “Essa temática é muito importante para o conhecimento de todas nós, que possamos tirar proveito e conhecimento das palestras”.

A vice-presidente da CAA, Mariana Melara Reis, afirmou que: “É um prazer para a CAA poder comparecer e participar desse evento importante, a CAA, que um é braço assistencial da OAB/RS, cuida da saúde dos advogados. Hoje, trazemos os serviços de saúde para contribuir com a advocacia”.

A palestra contemplou advogadas e funcionárias da OAB/ESA/RS, que falaram da importância dos cuidados com a saúde do corpo, além da saúde mental.

A palestra do professor titular de oncologia da faculdade de medicina da UFRGS, Gilberto Schwartsmann, foi informativa e de suma importância no que diz respeito à prevenção com o câncer de forma geral e também, tratando especificamente do câncer de mama. Schwartsmann falou em sua palestra “O que fazer pela própria saúde?” sobre cuidados com a pele; com o pulmão, ressaltando que até mesmo o cigarro eletrônico é perigoso e não deve ser utilizado; com a próstata, sobre necessidade de o homem fazer o exame antígeno prostático específico (PSA); cuidados com a mama, a importância de ir ao médico e também realizar o autoexame de mama a fim de conhecer o próprio corpo; cuidados com o colo de útero, lembrando que hoje em dia as meninas de 15 anos precisam fazer a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), a prevenção de câncer do colo do útero; cuidados com o intestino, chamando a atenção para a realização de colonoscopia a partir dos 50 anos.

A presidente da subseção de Igrejinha, Carine Santos Martini, que foi convidada para ser a madrinha do evento, contou que sua mãe teve câncer de mama e faleceu quando tinha um ano de idade. “Minha mãe foi uma vencedora, talvez hoje ela teria mais recursos. Penso que ela deixou um legado, e por isso, como disse o doutor Gilberto, precisamos levar a informação a todos que conhecemos, pois muitos de nós temos pessoas em nossa família que estão passando por uma situação de câncer e podemos dividir o que aprendemos para ajudar”.

A advogada e mestre em direitos humanos, Delma Silveira Ibias, preparou a palestra “O câncer me pegou no contrapé, mas venci de goleada por 3x0”. “O câncer não mexe somente com a pessoa que está passando pelo câncer, mexe também com toda a família, em que todos passam juntos pelo processo de cirurgia, quimioterapia e todo processo de tratamento. Precisamos falar de câncer, precisamos estar informados e levar a informação a todos que desconheçam o que fazer quando são acometidos. E o mais importante, todas nós sempre temos o que aprender”.

Fotos e texto: Niége Moreira
Assessoria de Comunicação da OAB/RS
(51) 3287-1821 / 1867 / 1831

29/10/2019 16:29



Notícia anterior

Breier palestra na URI de Frederico Westphalen sobre a importância representativa da OAB para o exercício da advocacia

29.10.2019
Próxima notícia

ESA Cultural: confira as próximas obras que serão lançadas pelo projeto

29.10.2019

Principais notícias

Ver todas