Professor francês realiza Palestra Magna de abertura do III Fórum Nacional de Mediação e Arbitragem
07/12/2018 14:49
A Escola Superior de Advocacia (ESA/RS) realizou, em parceria com a Casa de Mediação, a abertura oficial do “III Fórum Nacional de Mediação e Arbitragem“, na noite desta quarta-feira (05), no auditório do OAB/RS Cubo.
A Palestra Magna foi ministrada pelo professor francês da Universidade de Rennes, Laurent Drugeon. O palestrante, que também é professor formador em mediação na Escola dos Advogados do Grand Oust, falou sobre a “Experiência da Mediação Trabalhista na União Europeia”. “O assunto que diz respeito à mediação é enorme e me apaixona, faz parte da minha vida. Falar da resolução de conflitos no trabalho é falar da identidade das pessoas e de sua vivência diária”, relatou o professor Laurent.
A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer, abriu a aula, deu boas-vindas aos presentes e falou sobre a importância da integração das escolas jurídicas para a provocação do evento. “Quero ressaltar a parceria entre as escolas que tornou possível a realização do III Fórum Nacional de Mediação e Arbitragem. Juntos e de mãos dadas, conseguimos fazer um evento desta magnitude para a advocacia gaúcha”, afirmou.
Durante o turno da manhã, o presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS, Ricardo Dornelles, falou da importância do evento e da mediação para a advocacia: “Acho muito relevante que a nossa seccional assuma esse papel para demonstrar a importância desses sistemas tanto na mediação quanto na arbitragem para a advocacia gaúcha e brasileira. Isso tem sido uma constante aqui dentro da nossa gestão”, apontou.
A procuradora do Estado da Bahia, Cristiane Guimarães, destacou o papel da mediação no cotidiano das pessoas: “o nosso primeiro desafio é o de fazer o trabalho interior, olhar para dentro e depois para fora, esse é o espirito da mediação, e considero que esse seja o legado às próximas gerações”, chamou a atenção.
Durante a manhã da quarta-feira (05), houve os painéis: “Dialogo Institucionais das Escolas pela Implementação dos Métodos Autocompositivos”; e “Workshop Auto composição e suas Faces no Rio Grande do Sul – Cases Exitosos na Advocacia Pública. Já na quinta-feira (06), ocorreram os painéis: “A Consensualidade como Alternativa para Resolução de Conflitos Painelistas”; “Panorama da Arbitragem no Brasil: Pública e Privada”; e “Ato de Entrega de Certificação do Curso de Mediador da OAB”.
07/12/2018 14:49