Home / Noticias / 18.08.2022 12:37

Programa Primeiros Passos (PPP): OAB/RS lança projeto inédito para a jovem advocacia

18/08/2022 12:37

“Estamos diante de um projeto histórico e que fará a jovem advocacia gaúcha ser totalmente acolhida pela OAB/RS”, destacou Lamachia ao lançar o Programa Primeiros Passos (PPP). Na manhã da terça-feira (16), a Ordem gaúcha se colocou, mais uma vez, como um eixo de apoio aos jovens advogados e às jovens advogadas do estado.

De forma inédita e precursora, a instituição, junto à sua Comissão da Jovem Advocacia (CJA), lançou um conjunto de iniciativas voltadas ao suporte e aperfeiçoamento de carreira. Durante o evento, realizado no auditório do OAB Cubo, foi apresentado o plano de ações contemplado pelo Programa e também instituído, de forma oficial, o Dia Estadual da Jovem Advocacia.

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia parabenizou à CJA, bem como a todos os envolvidos da construção do PPP. “Este é um dia muito simbólico, um verdadeiro divisor de águas em termos de avanços para a jovem advocacia gaúcha. O que estamos entregando, hoje, é uma obra coletiva, que tem a digital de toda a nossa diretoria e só foi possível graças ao trabalho de cada um de vocês sob a liderança da presidente Bruna Razera, da sua competente diretoria da Comissão e do espetacular trabalho de toda a CJA. Estamos proporcionando um projeto efetivamente transformador para a advocacia”, acentuou Lamachia.

Em sua fala, o dirigente da OAB do Rio Grande do Sul também ressaltou que o Programa foi pensado a partir de um olhar voltado aos desafios inerentes ao início da carreira na advocacia. “Este projeto irá fazer, sim, diferença na vida de cada profissional. Os colegas estarão recebendo, junto a sua credencial, um pacote de apoio que contempla não apenas questões financeiras, mas também um suporte de capacitação e de acolhimento que a Ordem gaúcha faz a cada um dos jovens que passam a integrar os nossos quadros. Registro aqui o meu mais profundo orgulho por esta iniciativa. Um projeto histórico e que fará a advocacia gaúcha ainda mais forte e unida”, finalizou.

Na oportunidade, a presidente da CJA da OAB/RS, Bruna Razera salientou que a idealização do programa foi uma construção coletiva e que visa oferecer o apoio necessário aos profissionais nos primeiros anos de trabalho. “Este projeto nasceu com a intenção de que a gente possa guiar os primeiros passos dos colegas recém-habilitados ao seu exercício profissional e, também, dividir as agruras do início da caminhada. Queremos oferecer algo propositivo aos colegas para que, de forma efetiva, possamos agregar ao começo da caminhada de cada um e de cada uma. A jovem advocacia gaúcha é uma grande família unida em prol do que acreditamos, é um orgulho contar com todos vocês”, afirmou Razera.

Sobre o Programa Primeiros Passos - PPP

O Programa Primeiros Passos - PPP contempla uma série de ações que podem ser usufruídas pelos advogados e advogadas que ingressaram nos quadros OAB/RS a partir de janeiro de 2022. Os interessados no Programa, podem consultar mais informações através do e-mail: ppp@oabrs.org.br e pelo WhatsApp: (51) 998036199. Os atendimentos iniciam a partir do dia 4 de setembro.

Dentre as iniciativas que compõem o PPP, estão:

• Isenção na inscrição de sociedade individual;
  • Manual da jovem advocacia;
  • Curso de iniciação profissional gratuito com orientação sobre os principais pontos da advocacia.
  • 100% de gratuidade nos cursos da ESA - 1° ano;
  • 50% de gratuidade nos cursos da ESA - 2° ano;
  • Meu Primeiro Escritório: Linha de financiamento da OABCred;
  • Conta na Cooperativa de Crédito com isenção de cesta de serviços e cartão de crédito - 1° ano;
  • Salas de atendimento gratuitas - 1° ano;
  • Capacitação financeira gratuita pela OABPrev;

Ato de instituição do Dia Estadual da Jovem Advocacia

Durante o lançamento do PPP, foi realizada a assinatura da portaria que institui oficialmente o Dia Estadual da Jovem Advocacia, a ser celebrado anualmente na data de 16 de agosto. O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia explica que, para além do simbolismo, a data oficial é uma forma de relembrar os feitos da jovem advocacia gaúcha e propiciar um trabalho permanente para o avanço das pautas de interesse dos jovens advogados e advogadas.

“Desde 2007 nós temos discurso e prática. Instituímos o Dia Estadual da Jovem Advocacia de modo a registrar para as futuras gerações a importância do trabalho, da luta pela advocacia visando os avanços de hoje e de amanhã. A jovem advocacia é o presente e o futuro da Ordem, é o que estamos construindo hoje, juntos, e ficará marcado em nossa história”, salientou Lamachia.

Presenças

Também estiveram presentes no evento a vice-presidente da OAB/RS, Neusa Bastos; a secretária-geral adjunta da OAB/RS e coordenadora das comissões da OAB/RS, Karina Contiero; o presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin; o tesoureiro da CAA/RS, Matheus Ayres Torres; diretor-geral da ESA/RS, Rolf Madaleno; o presidente da Sociedade de Advogados da OAB/RS, Gerson Fischmann; a presidente da subseção de Gramado/Canela, Anne Grahl; membros da diretoria da CJA, conselheiros e conselheiras da OAB/RS.

18/08/2022 12:37

17.08.2022

OAB/RS informa: Comarcas da região sul do estado terão expediente interno na próxima semana

18.08.2022