Home / Noticias / 30.09.2021 12:00

Projeto Pescar forma profissionais capacitados – invista em um jovem aprendiz

30/09/2021 12:00

Você sabia que, todos os anos, o Sistema OAB ajuda a formar jovens capacitados para atuar no mercado de trabalho? Oferecer uma oportunidade de formação profissional gratuita para jovens é o principal objetivo do Projeto Pescar que, desde o ano de 2016, conta com a parceria do Sistema OAB. Ao longo desses cinco anos de trabalho, seis novas turmas foram formadas pelo projeto e mais outras duas serão formadas ainda em 2021. Durante o curso, os jovens participantes recebem aulas de iniciação profissional em serviços administrativos, com foco na qualificação para o manuseio das ferramentas digitais do eproc e do PJe, bem como nas rotinas de um escritório de advocacia.

“A inserção de jovens no mercado com habilidade e conhecimento sobre o processo eletrônico foi um objetivo arquitetado pela seccional quando entramos nesse projeto. Ter uma pessoa treinada especificamente para atender a demanda cada vez mais digital em espaços como um escritório de advocacia, por exemplo, se mostra uma ótima alternativa”, explica o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.

Curso completo

Ao todo, 84 jovens foram formados pelo projeto encampado pela OAB/RS, pela Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), pela Escola Superior de Advocacia (ESA/RS), pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4/RS) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT/RS). A formação oferecida pelo Pescar tem o objetivo de capacitar os jovens também enquanto cidadãos. Eles recebem aulas de literatura, educação emocional, relacionamento interpessoal, ética e postura profissional, comunicação e empreendedorismo, trabalho em equipe e liderança, matemática, português, finanças pessoais, elaboração de documentos oficiais e e-mails, além de noções de Direitos Humanos, Direito do Trabalho e Direito de Família.

“O papel social da instituição se concretiza em parcerias como esta, em que, mais do que qualificação profissional, os iniciantes recebem ensinamentos para a vida. Nossa missão é preparar estes jovens aprendizes para o mercado de trabalho, através de uma grade de disciplinas focada para as rotinas da advocacia”, destaca o diretor tesoureiro da CAA/RS, Gustavo Juchem.

ESA/RS

Atualmente, as atividades da Unidade Projeto Pescar – Comunidade Jurídico-Trabalhista, possuem duas turmas: uma no espaço cubo, sede da ESA/RS, e outra na sede do TRT4. Conforme a diretora da Escola, Rosângela Herzer dos Santos, as turmas do Cubo iniciaram em 2018. “O curso tem sua importância na ampliação das possibilidades desses jovens na inserção e integração ao mundo do trabalho. A partir desse acesso, o jovem transforma sua realidade socioeconômica e a do seu entorno familiar. Neste ano, teremos 30 novos formandos”, conta.

Quer investir na formação profissional de um jovem aprendiz?

A missão do projeto é promover oportunidades de desenvolvimento pessoal, cidadania e iniciação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social por meio de parcerias com empresas e organizações. Com isso, surge o convite à advocacia de “adotar” um destes iniciantes cumprindo, assim, a sua cota da Lei de Aprendizagem, que determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional.

Você precisa de renovação em sua equipe?

Os jovens aprendizes saem formados do projeto e preparados para as demandas da rotina advocatícia. Além de ampliar a equipe de colaboradores facilitando as demandas do dia a dia, você ainda estará contribuindo socialmente e aderindo ao Comunidade Jurídico-Trabalhista.

Para aderir ao projeto, tanto para investir na formação profissional quanto para a contratação pós-formação de um dos jovens, basta contatar o Projeto Pescar:

André Cintra (51) 9 9165-9872 / es.andreg@projetopescar.org.br

Valéria Neutzling (51) 9 8482-9809 / es.valerias@projetopescar.org.br

Saiba mais sobre o Projeto Pescar: www.projetopescar.org.br

30/09/2021 12:00

Eleições OAB/RS 2021: publicado edital de convocação para as eleições da OAB/RS

30.09.2021

Cursos de Direito presenciais e a distância são abordados em palestra da ESA/RS

30.09.2021