Home / Noticias / 14.10.2024 13:19

Projeto Pescar: OAB/RS participa de reunião de planejamento no TRT4

Entidades avaliaram os desafios de 2024 e projetaram o próximo ano.

14/10/2024 13:19

Foto: Ana Volkmann

Na segunda-feira (7), o secretário-geral da OAB/RS, Gustavo Juchem, representando o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esteve no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) para uma reunião de dirigentes das entidades envolvidas no Projeto Pescar – Unidade da Comunidade Jurídico-Trabalhista. Na ocasião, Juchem foi recebido pelo presidente do TRT4, Ricardo Martins Costa, entre outras autoridades.

Durante a reunião, foram avaliados os desafios do projeto em 2024, principalmente com as inundações de maio, além dos avanços na formação e na profissionalização dos jovens. Ainda, foram debatidos os planos para o projeto em 2025.

Juchem reafirmou o orgulho da Ordem em participar da criação do projeto. “O Pescar é uma iniciativa de grande impacto social que forma cidadãos, oferecendo a jovens em situação de vulnerabilidade social a oportunidade de se desenvolverem pessoal e profissionalmente. A OAB/RS tem uma satisfação enorme em fazer parte desse projeto, viabilizado graças à união e ao trabalho conjunto das instituições componentes do sistema de Justiça”, destacou.

Projeto Pescar

O Projeto Pescar oferece formação socioprofissional gratuita a jovens entre 16 e 19 anos. Desde 2017, mais de 150 alunos já foram formados. Além de oferecer aulas em diversos campos do conhecimento como forma de capacitação, o projeto também busca inserir alunas e alunos no mercado de trabalho por meio de oportunidades oferecidas por instituições e empresas públicas ou privadas.

A iniciativa é uma parceria da Fundação Projeto Pescar com o Sistema OAB/RS, TRT4, Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) e a Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul (SRT/RS).

Presenças

Também representaram a Ordem gaúcha: a corregedora-geral da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles; e a diretora da ESA/RS, Eliane Chalmes. Pelas demais entidades, estiveram: a procuradora-regional do trabalho do Ministério Público do Trabalho, Marlise Souza Fontoura; a diretora-geral do TRT4, Rejane Carvalho Donis; a gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, Rejane Souza Pedra; a servidora do TRT4 Elen Presotto; a coordenadora de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão, Anita Cristina de Jesus; a gerente da área de execução da Fundação Projeto Pescar, Silvia Regina dos Santos; a coordenadora do Programa Social Pescar, Niura dos Santos Machado; e a educadora social da Fundação Pescar, Cátia Beulke.

14/10/2024 13:19

OAB/RS informa: retomada do expediente presencial do Prédio II do Foro Central será em 16 de outubro

14.10.2024

OAB/RS oficia TJRS por desrespeito à advocacia durante sessão da 20ª Câmara Cível do TJRS