Home / Noticias / 09.08.2018 10:49

Quadro de Bertoluci será descerrado na Galeria de Ex-Presidentes da OAB/RS

09/08/2018 10:49

Foto: Liziane Lima - OAB/RS

Na sexta-feira (10), será descerrado o quadro do ex-presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, na Galeria de Ex-Presidentes da OAB/RS. A homenagem será prestada durante a Sessão do Conselho Pleno, às 17h30min, na Sala de Sessões (Rua Washington Luiz, 1110 – 14º andar).

Bertoluci foi presidente da OAB/RS entre 2013 e 2015. Sua exitosa gestão foi marcada por atuação intensa e qualificada em favor da advocacia e da cidadania. “A OAB desempenha função relevantíssima. A atuação concreta, independente e instrumentalizadora em favor da advocacia e o exercício da representação, como elemento indutor da voz da sociedade civil, constituem grandes e motivadores desafios. Minha honra por tudo aquilo que coletivamente construímos e estamos construindo", afirmou.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, enfatizou o trabalho do dirigente em defesa da advocacia gaúcha e das suas prerrogativas: "Para marcar o legado do trabalho de Bertoluci agora seu retrato será eternizado na sala do conselho da seccional. Nosso ex-presidente Bertoluci contribuiu nessa caminhada longa, que vem sendo construída a partir do esforço de diversas pessoas. Por isso será um momento de profunda emoção, principalmente para todos aqueles que participaram e ainda participam desta trajetória de conquistas para a advocacia do Rio Grande do Sul", declarou.

Currículo

Marcelo Machado Bertoluci é advogado militante desde 1994. Graduado pela PUCRS em 1994. É doutorando pela mesma universidade, cujo tema de pesquisa está relacionado com as prerrogativas da advocacia, especialmente sobre a imunidade material do advogado na constituição federal. É professor da PUC desde 2001. Sua trajetória de serviços prestado à OAB é longa. Em 1995, iniciou sua atuação como curador do TED e como professor da ESA. Foi conselheiro estadual nas duas gestões presididas por Claudio Lamachia, entre 2007 e 2012. Também foi integrante da Terceira Câmara da OAB/RS e presidente da CDAP, entre 2011 e 2012, período em que, pioneiramente, percorreu as 106 subseções do Estado, implementando as exitosas Caravanas das Prerrogativas, projeto adotado posteriormente pela OAB nacional. Foi presidente da OAB/RS, gestão 2013/2015, e é conselheiro federal da OAB atualmente. Recebeu em 2016, a condecoração máxima de reconhecimento pelo Ministério Público do RS. É cidadão emérito de Porto Alegre. Em 2018, iniciou trabalhos como voluntário no Asilo Padre Cacique, entidade da qual também integra o conselho. Bertoluci também é associado ao Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS).

09/08/2018 10:49

III Conferência Estadual da Mulher Advogada é marcada por homenagens e empoderamento

09.08.2018

OAB/RS acompanha subseções de Bom Jesus e Vacaria na Corregedoria Geral de Justiça