Home / Noticias / 11.02.2022 13:25

"As maiores conquistas da advocacia brasileira nasceram da OAB/RS", ressalta Lamachia na posse da subseção de Uruguaiana

11/02/2022 13:25

Na noite da quinta-feira (10), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou da cerimônia de posse da diretoria da subseção de Uruguaiana para o triênio 2022-2024. O evento foi realizado no Salão Nobre do Palácio Rio Branco da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, na região da Fronteira. O advogado Luciano Caetano Brites foi eleito para a presidência da subseção, em substituição a Maurício Felix Blanco.

A diretoria da OAB Uruguaiana, gestão 2022-2024, também é formada pelo vice-presidente, Edenir da Silva Riella; a secretária-geral, Daniela Magrini de Azambuja; a secretária-geral adjunta, Rosangela Laudissi Gil e o tesoureiro, Leandro Augusto da Costa Gomes.

Veja mais fotos no Flickr da OAB/RS

Iniciando sua manifestação, o presidente Lamachia destacou o aniversário de 90 anos da OAB/RS em 2022 e a importância histórica da entidade para a classe e a cidadania. “A revolução que fizemos na advocacia brasileira tem a digital de cada um dos advogados gaúchos, pois, nos últimos anos, foi a Ordem gaúcha que entregou as principais conquistas da classe”, reafirmou. Além disso, ele parabenizou Brites pela eleição e pela posse, desejando sucesso para toda a nova diretoria e os colegas de Uruguaiana. “Tenho certeza absoluta de que teremos, juntos, uma gestão muito exitosa, fruto da competência, da experiência e da capacidade de cada uma das senhoras e dos senhores”, salientou.

Lamachia também falou sobre as conquistas alcançadas pela nova gestão já no mês de janeiro, como a reabertura da Justiça do Trabalho; enfatizou a criação dos projetos de apoio aos colegas, divulgando o lançamento do Plano de Recuperação da Advocacia; além de lembrar da defesa de pautas de interesse da classe, como a ampliação do horário de atendimento na Justiça Estadual. “Nós vamos falar em crise sim, pois ela existe e precisamos enfrentá-la. Portanto, para cada problema que a advocacia tiver nos próximos três anos, a OAB/RS vai buscar uma solução. Como disse e reafirmo: é do alto dos 90 anos e do peso da tradição desta entidade que vai muito além de um conselho profissional, é a voz da sociedade civil, que enfrentaremos todos os grandes desafios”, declarou.

Por fim, Lamachia agradeceu ao trabalho atuante do presidente Blanco, alinhado com as bandeiras e os princípios da OAB/RS: "Obrigado por sempre se empenhar em levar as demandas da região para a Ordem e resolvê-las. A sua lealdade deve ser reconhecida pela luta por dias melhores para a advocacia”, salientou.

Posse solene

Ao transmitir o cargo, Blanco agradeceu ao apoio recebido pelos familiares, colegas, membros da diretoria e colaboradores durante os nove anos à frente da OAB Uruguaiana, bem como deu seus votos de boa sorte ao novo presidente da subseção. “Homem probo e de família, que se dispôs a servir à advocacia e à cidadania”, afirmou.

O anfitrião do evento e presidente eleito, Luciano Caetano Brites, também enfatizou os 90 anos da OAB/RS, bem como afirmou que vai se inspirar nas lideranças do passado e do presente da Ordem para conduzir a subseção no triênio. “Sinto-me extremante feliz e honrado em suceder grandes dirigentes de Ordem na subseção de Uruguaiana. Meu compromisso é dar sequência a este trabalho abnegado de décadas, deixando o mesmo legado”, disse.

Em sua fala, o presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin adiantou um anúncio para a advocacia de Uruguaiana presente ao evento: “Nós próximos três anos da Caixa de Assistência teremos telemedicina gratuita a todos os advogados do Rio Grande do Sul com a melhor qualidade da América Latina. Será algo totalmente inovador, igualando o que temos na capital para o interior de maneira gratuita”, contou.

Representando a Assembleia Legislativa do RS, o deputado estadual Frederico Antunes exaltou a boa gestão da subseção de Uruguaiana, bem como afirmou que OAB/RS pode contar com a ALRS e transmitiu a saudação do governador do estado, Eduardo Leite.

11/02/2022 13:25

OAB/RS oficia à PGE requerendo alterações e questionando sobre o programa de pagamento de precatórios

10.02.2022

Posse solene da diretoria da OAB/RS para o triênio 2022/2024 acontece nesta quarta-feira (16)