Home / Noticias / 11.03.2022 18:08

"Caminhos e Desafios para a Promoção da Igualdade de Gênero" abre série de webinários do Mês da Mulher

11/03/2022 18:08

Na noite desta terça-feira (08), a Escola Superior de Advocacia (ESA/RS) da OAB/RS realizou o primeiro de quatro webinários que acontecerão no Mês da Mulher, que abordou o tema "Caminhos e Desafios para a Promoção da Igualdade de Gênero".

O diretor-geral da ESA/RS, Rolf Madaleno, realizou a abertura do evento e destacou que o Dia Internacional da Mulher não se resume ao dia 8 de março, mas, sim, todos os dias: “A igualdade é um princípio, mas também é um direito de não ser discriminado, pelo nascimento, pelo sexo, pela raça, pela religião, pela opinião, ou por qualquer outra condição ou circunstância pessoal ou social”.

Rolf apontou também que sua atuação como advogado de família permitiu verificar que ao longo dos tempos essa discriminação existia na sociedade e que pouco a pouco vem desaparecendo. “Ela desaparece em função da luta e das condições que vem sendo criadas pelos momentos como esse que permitem o debate a discussão, o enfrentamento e a construção de uma nova e igualitária sociedade”.

Em sua fala a diretora de cursos permanentes da ESA/RS e coordenadora da série de webinários, Fernanda Osório, destacou que em 1996 haviam 67% de homens registrados e 37% de mulheres registradas no sistema da OAB Nacional. Após 10 anos, essa proporção atingiu 56% a 44%, e em 2021, pela primeira vez na história, o número de advogadas já é maior que o número de advogados no Brasil.

“Esse marco histórico foi conquistado meses após a aprovação da proposta de paridade de gênero nas eleições da Ordem dos Advogados do Brasil, de autoria da advogada e Conselheira Federal, Valentina Jungmann. Aliados aos movimentos da nossa entidade, a ESA/RS acredita no potencial transformador da educação e na importante contribuição da advocacia para a superação dos traços de desigualdade que ainda ecoam na contemporaneidade” finalizou Fernanda Osório.

Mulheres de Ordem

Neusa Bastos, vice-presidente da OAB/RS, ressaltou seu orgulho e honra em ocupar uma posição de extrema importância na diretoria da Ordem gaúcha. Neusa apontou ainda que um cargo como vice-presidente não era assumido por uma mulher há 34 anos. “Nesse Dia Internacional da Mulher nós temos muito o que comemorar, temos muitas vitórias ao longo da nossa história, mas nós temos ainda muitos movimentos a fazer em busca de uma igualdade de gênero”.

A vice-presidente da OAB/RS, abordou alguns fatos que não devem ser esquecidos, e que precisam de reflexão, e nos debruçarmos para melhorar esses dados: “A violência contra a mulher é assustadora, dados de 2021 dizem que a cada 1 minuto, 8 mulheres foram agredidas. 86% das mulheres perceberam o aumento da violência contra elas no Brasil devido a pandemia e o isolamento social. As mulheres foram forçadas a conviver mais tempo com seus agressores e nós temos sim que dar um basta, e mesmo com todas as ações que são feitas os números ainda nos assustam muito”.

Karina Contiero, secretária-geral adjunta da OAB/RS, trouxe relatos de advogadas de quando atuava na Comissão de Defesa, Assistência e das Prerrogativas (CDAP) da OAB/RS, de que não eram reconhecidas nas delegacias, por exemplo. “Como mulheres travamos lutas diárias, como advogadas também sabemos o quanto é difícil. Em 1989, nós tivemos a primeira candidata a presidência da república, isso é muito recente, e isso, nada mais é que uma dificuldade que nós temos para exercer plenamente uma profissão”.

Karina destacou ainda a importância da paridade nas eleições da OAB/RS: “Nós temos que ter força dobrada para poder fazer ouvir a nossa fala, isso é uma questão estrutural, que vem sendo aperfeiçoada, e quando vemos a OAB priorizando paridade, nós temos que comemorar. Em poucos anos, nós tivemos um progresso imenso, e essas datas comemorativas elas são lançadas exatamente para isso, para não deixar esquecer a importância do Dia da Mulher, para dizer que essa realidade existe e que precisamos, todos os anos, relembrar que essa luta continua”, reforçou.

A vice-presidente da CAA/RS, Paula Grill Silva Pereira; a secretária-geral da CAA/RS; Morgana Bordignon; e a secretária-geral adjunta da CAA/RS, Alessandra Glufke contaram suas trajetórias até serem eleitas presidentes de subseção, como mulheres de ordem e agora como representantes da Caixa de Assistência.

Assista o evento completo abaixo.

11/03/2022 18:08

Lamachia destaca a força da advocacia gaúcha na posse da diretoria da subseção de Vacaria

11.03.2022

Lamachia enaltece a força da advocacia gaúcha na posse da diretoria da subseção de Caxias do Sul