Home / Noticias / 12.02.2016 17:55

Rádio OAB/RS: Jonh Lennon é destaque na programação

12/02/2016 17:55

O músico inglês ficou conhecido por ser líder e guitarrista da maior banda de rock de todos os tempos, The Beatles. Sua canção "Imagine" é considerada um hino à paz mundial.

A Rádio da OAB/RS apresentará, ao longo desta semana, do dia 15 a 19 de fevereiro, no programa “Uma Hora de Sucessos”, o cantor John Lennon. Ele foi um músico inglês, líder e guitarrista da maior banda de rock de todos os tempos, The Beatles. Sua canção "Imagine" é considerada um hino à paz mundial.

John Winston Lennon nasceu em 9 de outubro de 1940, em Liverpool (Inglaterra). Na adolescência, liderou a banda The Quarrymen, que pouco tempo depois seria integrada também por Paul McCartney, seu parceiro em inúmeras canções com os Beatles.

De 1962 a 1970, Lennon viveu o sucesso da beatlemania pelo mundo inteiro, revolucionando costumes e compondo junto com Paul McCartney músicas que sempre figuravam entre as 5 canções e álbuns mais vendidos da década de 60.

Em 1966, ele conheceu a artista plástica japonesa Yoko Ono, na época que era casado com Cynthia Powell. Os dois se casaram em 1969 e aproveitando-se da ocasião, fizeram uma campanha a favor da paz, ficando um mês na cama. O evento foi intitulado de Bed-in e serviu de mote contra a Guerra do Vietnã.

Com o fim dos Beatles, em 1970, Lennon já tinha causado polêmica com o álbum "Two Virgins", cuja capa aparecia ele e Yoko nus. Nos anos 70, o casal participou de movimentos e campanha contra a Guerra do Vietnã e se juntou a ativistas como Jerry Rubin, Abbie Hofmann e Angela Davis, o que lhe causou sérios problemas com o governo americano.

Após um período de separação com Yoko, Lennon reconciliou-se com ela, e conseguiu o visto de permanência nos EUA. Depois de 5 anos de reclusão, voltou a lançar um álbum, o “Double Fantasy”, em 1980.

Algumas canções, tanto com os Beatles ou as compostas em carreira solo, levam a sua marca pessoal: “Help”, “In My Life”, “Strawberry Fields Forever”, “Across the Universe”, “Come Together”, “Give Peace a Chance” e “Imagine”.

Lennon foi assassinado com cinco tiros, por um "fã", chamado Mark Chapman, que horas antes havia pedido seu autógrafo, no dia 8 de dezembro de 1980, em Nova York, causando a maior comoção da história do pop-rock

O programa vai ao ar, diariamente, das 14h às 15h. Para ouvir a programação, basta acessar o site da Rádio da OAB/RS, ou baixar os aplicativos disponíveis para os sistemas IOS e Android, que podem ser obtidos gratuitamente na Apple Store e no Google Play.

Para pedir uma música, ou para que uma banda seja destaque na programação musical, basta, dentro do player da Rádio OAB/RS, deixar sua mensagem no campo “comentários”. Além de notícias jurídicas, atualizadas diariamente e disponíveis 24h por dia, a ferramenta ainda disponibiliza aos ouvintes um repertório musical com 6.576 canções, sendo 2.870 músicas internacionais, 3.535 de MPB e 1.171 de JazzBlues.

12/02/2016 17:55

XVIII Exame de Ordem: confira o resultado preliminar da 2ª fase

12.02.2016

Ordem gaúcha debate sistema prisional com Ajuris