Saúde mental e qualidade de vida serão temas do próximo ‘CES Conexões’
07/05/2021 18:13
Dando continuidade à série “CES Conexões”, que mensalmente aborda temas relevantes do Direito Médico e da Saúde, a Comissão Especial da Saúde (CES) da OAB/RS realizará, na próxima terça-feira (11), às 19h, um webinar para falar sobre saúde mental e qualidade de vida. O evento é gratuito e acontecerá na plataforma Zoom, com transmissão no canal da OAB/RS no Youtube.
Responsável pela série, a presidente da CES, Mariana Diefenthäler, ressalta a necessidade de expor assuntos que demandam atenção e aperfeiçoamento, sobretudo neste período de pandemia: “Dialogar com outros profissionais atende ao pluralismo político, consagrado como um dos fundamentos na nossa Constituição Federal. Construir uma sociedade livre, justa e solidária é desafiador e exige interlocução entre os saberes, que só foram separados por questões ontológicas e metodológicas para organizar a sociedade. Afinal, estamos todos interligados”, disse.
Quanto ao evento, terceiro promovido pela “CES Conexões”, Mariana destacou a importância de discutir sobre a saúde mental e os impactos causados por ela no bem-estar de todos. “O comportamento humano é um ramo da Psicologia, também, assim como o Direito. A Psicologia agrega inúmeras considerações ao Direito e, apesar dos vieses, empiricamente, percebemos o quanto a saúde mental pode influenciar a nossa vida”, conclui.
Em complemento ao que disse a presidente da CES, a vice-presidente da Comissão Saúde da Subseção de Canoas, que também será uma das mediadoras do encontro, Vanessa Rodrigues, explica os efeitos positivos que o relevante debate trará para a advocacia gaúcha, principalmente na busca por esclarecimentos e também para quebrar estigmas e preconceitos.
“Nós, advogados e advogadas, lidamos diariamente com pessoas, com resoluções de conflitos, disputas judiciais. Trabalhamos muito com a escuta e, em certos momentos, também com o acolhimento, quando, em determinadas situações, nos são entregues as dores dos nossos clientes e a confiança na resolução daquela demanda. Fora isso, há a pressão dos prazos processuais, das duplas e triplas jornadas de trabalho, a competitividade, que faz com que aumentem os diagnósticos de estresse ocupacional, mais comumente referido à síndrome de burnout. E, pelo fato dos problemas relacionados à saúde mental, na maioria dos casos, apresentarem sintomas silenciosos, faz com que redobremos os cuidados”, explica.
A inscrição para o webinar, que também garante o certificado de participação no evento, pode ser realizada clicando aqui.
Para acompanhar os outros dois encontros realizados pela Comissão, ocorridos nos meses de março e abril, e que tiveram como temática principal a regulação em saúde e a saúde da família em tempos de pandemia, respectivamente, clique nos links abaixo:
07/05/2021 18:13