Home / Noticias / 29.09.2010 19:15

Secretária-geral da OAB/RS recebe homenagem do Clube Soroptimista

29/09/2010 19:15

Foto: Guilherme Castelli - OAB/RS

Cermônia foi realizada na tarde desta quarta-feira (29), na sede da Ordem gaúcha.

A secretária-geral da OAB/RS, Sulamita Santos Cabral, recebeu homenagem do Clube Soroptimista Internacional de Porto Alegre. O prêmio é dedicado a mulheres que se destacaram na atuação profissional e na busca do bem comum para a sociedade, através de ações voluntárias e participação permanente. A organização possui cerca de 100 mil membros em mais de 3 mil clubes espalhados por todo o mundo.

Segundo o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, o trabalho de Sulamita, que é soroptimista, se destaca pelas iniciativas e dedicação permanentes. Participaram do evento a presidente Soroptimista Internacional Porto Alegre, Vera Lia Fortini Cavalheiro; a governadora soroptimista Região Brasil, Mariza Soares Azevedo; a coordenadora soroptimista Programas Brasil, Dirce Merlin Cléve; a presidente eleita SI Porto Alegre, Maria Thereza Beck; a 1º presidente  e fundadora, Betty Borges Fortes; a presidente do Iargs, Alice Grecchi; e a presidente da Associação das Mulheres de Carreira Jurídica, Ana Lúcia Picoli.

Pela OAB/RS, também prestigiaram a cerimônia a secretária-geral adjunta, Maria Helena Camargo Dornelles; as conselheiras Teresa Cristina Moesch, que preside a Comissão do Direito do Consumidor, e Regina Guimarães, que coordena o Departamento Cultural-Artístico; além das presidentes das comisssões da Criança e Adolescente, Maria Dinair Acosta Gonçalves, e de Políticas Criminais e Segurança Pública, Helena Ibanez, e a ex-tesoureira da CAA/RS Letícia Caiaffo.

Saiba mais

Soroptimismo é a junção das palavras latinas soror = irmã e optma = melhor. É um movimento com a visão projetiva e positiva para servir, valendo-se especialmente da contribuição intelectual e profissional de suas sócias, procurando atingir metas definidas, baseadas em pesquisas realizadas em todo o mundo.

O Soroptimist International é uma organização para mulheres administradoras de negócios e profissionais que trabalham em projetos para a promoção dos direitos humanos e status da mulher. O primeiro clube foi fundado em Oakland, Califórnia, Estados Unidos em 3 de outubro de 1921. É formado por quatro Federações.

A Região Brasil é composta por regiões que compõe a maior delas: A Soroptimist International of the Americas, abrange os países: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Coréia, Costa Rica, Equador, EUA, Filipinas, Guatemala, Japão, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Taiwan e Venezuela.

No Brasil, o primeiro clube foi fundado no Rio de Janeiro por iniciativa da Dra. Bertha Maria Júlia Lutz. Em 1º de julho de 1996, foi criada a Região Brasil. Em 3 de agosto do mesmo ano, foi oficialmente instalada na cidade de São Vicente, São Paulo, tendo a primeira Governadora tomado posse. Sua diretoria é formada por uma Governadora, Governadora-Eleita, Secretária e Tesoureira, eleitas por um mandato de dois anos.

As Soroptimistas contam com trinta e nove clubes, nove no Estado de São Paulo. As demais Federações estão na Europa, Grã-Bretanha e Sudoeste do Pacífico. No mundo todo, o contigente é de mais de 100.000 mulheres. As Soroptimistas não discriminam raça ou religião, além de serem apolíticas.

29/09/2010 19:15

OAB/RS lança campanha pela memória do voto dos eleitores

29.09.2010

Lamachia trata com prefeito da Capital sobre solução para estacionamento dos advogados na região do Foro Central