Segundo dia da I Conferência Nacional da Saúde Online reforça importância da prevenção
18/08/2020 13:28
O segundo dia da I Conferência Nacional da Saúde Online, organizada pela Comissão Especial da Saúde (CES) da OAB/RS, iniciou na manhã da terça-feira (18). O evento, que segue até sexta-feira (21), conta com a presença de profissionais multidisciplinares para debater temáticas da saúde e do Direito.
O tema geral do dia foi a “Prevenção da Saúde”. Na, oportunidade, profissionais de diversas áreas falaram sobre a importância de hábitos preventivos que as pessoas precisam ter neste período de pandemia. A abertura dos trabalhos foi realizada pelo advogado e vice-presidente interino da CES, Cassio Martinez. “A saúde é multidisciplinar, temos profissionais de quatro áreas neste debate, o que é muito enriquecedor para o nosso aprendizado”, reforçou.
Na sequência, falaram: o presidente da Comissão da Saúde da OABRJ, Renato Battaglia; a advogada convidada da CES, Cíntia dos Santos Gonçalves. As mediadoras da palestra foram as advogadas integrantes da CES, Taise Dutra Trentin e Isadora Dalmolin.
Palestras
A primeira painelista foi a enfermeira Simara Soares, que falou sobre os protocolos de saúde que a pandemia trouxe, principalmente para os cuidados com os idosos dentro de casa: “É importante evitarmos que a pessoa precise ir ao hospital. A prevenção é o caminho, pois é através dela que vamos evitar a superlotação das unidades de saúde e, consequentemente, evitar mais perda de vidas”, declarou.
Em sua fala, a nutricionista Larissa Braga reafirmou a necessidade da nutrição individualizada, bem como deu diversas dicas de alimentação saudável. “Cada um tem suas peculiaridades. Bato nessa tecla, pois alimentos tem sabor, e cada pessoa tem seu gosto, então tudo isso precisa ser levado em consideração para respeitar os hábitos. A dieta tem que ser harmônica em quantidade e qualidade, se adequando a termos financeiros e sociais”, afirmou
A educadora física Jeane Cazelato chamou a atenção para os problemas do sedentarismo e da obesidade, que ficaram ainda mais perigosos em razão do coronavírus: “Os números comprovam que a o tabagismo mata menos que o sedentarismo. Ressalto que o indivíduo é responsável por sua saúde e felicidade, basta ele escolher o seu estilo de vida e se aceitar. Falar sobre a importância dos exercícios físicos é muito pouco. Precisamos estar inseridos no contexto social, e a comunidade deve ter condições de assumir a responsabilidade no trato de sua saúde, seja no ambiente formal, seja no informal”, disse.
Por fim, a fisioterapeuta Juliana D’ambrosi abordou a questão do home-office e a carga excessiva de trabalho: “Eu costumo atender muitos advogados e vejo que eles estão sobrecarregados e com muitas dores relacionadas à lombalgia e ao manguito rotador (ombro). Nem sempre é fácil trabalhar em casa, pois não costuma ser o ambiente mais adequado para a ergonomia. Então previna-se, não espere que sua dor vire uma crise aguda para procurar um profissional”, ressaltou.
Ainda é possível participar clique aqui e se inscreva na I Conferência Nacional da Saúde Online da OAB/RS.
Mês da Advocacia
Capacitações, cursos, debates, eventos e palestras são algumas das diversas opções da programação do Mês do Advogado, que ocorre no mês de agosto de forma completamente virtual. O Mês do Advocacia é promovido pela Ordem gaúcha, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), a Escola Superior de Advocacia (ESA) e as diversas Comissões da OAB/RS.
Acesse aqui a página para saber quais eventos estão acontecendo nesta semana.
Acesse e se inscreva em nosso canal no YouTube para acompanhar todos os eventos ao vivo!
Redes Sociais
Acompanhe a cobertura da programação do Mês da Advocacia também pelas nossas redes sociais.
Participe, tire suas fotos e compartilhe no Instagram, Twitter e Facebook com a hashtag #MesDaAdvocaciaOnline
18/08/2020 13:28