Série de lives da CIR narra trajetórias da advocacia negra
28/07/2021 13:33
Ao longo de 2021, a Comissão da Igualdade Racial da OAB/RS (CEIR) vai promover encontros para ressaltar as lutas de advogados negros e advogadas negras. “Trajetórias da Advocacia Negra” será uma série de lives no Instagram da comissão, que você pode acessar clicando aqui.
O próximo encontro ocorrerá nesta quarta-feira (11), às 19h. Confira a programação:
Mediadora:
Janaína Cordeiro - Advogada, mestranda em Direito Público e membra da Comissão da Igualdade Racial da OAB/RS
Convidadas:
Adriana Rodrigues - Advogada, pós-graduanda em Processo Civil e Advocacia Feminista e Direito da Mulher
Letícia Marques Padilha - Advogada, mestra em Direito, secretária-geral adjunta da Comissão da Igualdade Racial da OAB/RS e membro da Comissão Especial da Verdade Sobre a Escravidão Negra da OAB/RS
Em cada edição, participantes compartilharão suas trajetórias profissionais. A presidente da comissão, Karla Meura, explica que o objetivo é o de demonstrar a presença da advocacia negra, marcando a representatividade da população negra no Direito e sua contribuição para a advocacia gaúcha. “Entendemos que, através desses exemplos, podemos tornar mais visíveis, dentro da advocacia, as histórias e as dificuldades que estes profissionais tiveram no começo de suas carreiras. Dificuldades estas que podem ser econômicas, mas também, notadamente, se referem às relações raciais nos espaços que compõem o sistema de Justiça”, pontua.
Ela reforça que narrar essas trajetórias é uma maneira de mostrar que a advocacia negra está presente no mercado de trabalho e que pode atuar nas carreiras do Direito. “Desta maneira, além de marcar espaço, acredito que estas histórias podem servir de inspiração para que profissionais negros e negras comecem a dar seus primeiros passos na advocacia”, finaliza ela.
Em dezembro de 2020, a CEIR, em parceria com a Escola Superior da Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), publicou o e-book “Trajetórias da Advocacia Negra”. Na obra, foi aberto um espaço para que advogados negros e advogadas negras compartilhassem suas trajetórias profissionais com a advocacia gaúcha.
28/07/2021 13:33