Home / Noticias / 16.12.2015 18:34

Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB/RS é destacada na área de direitos humanos

16/12/2015 18:34

http://bit.ly/1lQADAp
Foto: Vanessa Schneider - OAB/RS
image-galeria-0

Jorge Terra apresentou a Bertoluci o certificado de Menção Honrosa, no qual a subcomissão ganhou no Prêmio Ajuris de Direitos Humanos – João Abílio Rosa, na categoria Boas Práticas em Direitos Humanos.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, esteve reunido, na tarde desta quarta-feira (16), com o coordenador e o membro da Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra no Rio Grande do Sul (SVCEM) da OAB/RS, Jorge Terra e Rafaele José Turkienicz Silva.

Terra apresentou ao presidente da Ordem gaúcha o certificado de Menção Honrosa, no qual a subcomissão ganhou no Prêmio Ajuris de Direitos Humanos – João Abílio Rosa, na categoria Boas Práticas em Direitos Humanos.

Bertoluci enalteceu o trabalho realizado pela subcomissão. “A Ordem gaúcha saiu na frente quando instalou, em abril deste ano, a Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra no RS, na Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH). O trabalho foi importante e árduo, mas foi muito bem correspondido pelo nosso coordenador da subcomissão, que recebeu esse reconhecimento não só pelas ações desenvolvidas em prol da cidadania, mas também pelos direitos humanos e igualdade de todos”.  

O coordenador da SVCEM disse que a premiação demonstra para a advocacia e para a sociedade a relevância do trabalho que vem sendo desenvolvido. Segundo ele, é um grande desafio recontar a história de uma parte do povo brasileiro com o fim de ser propositivo. “Precisamos melhorar o nosso nível civilizatório, temos dados ainda que nos envergonham, dados com relação a mortalidade da juventude negra, com relação aos diferentes níveis de empregabilidade e salariais, e isso acontece aqui na região metropolitana de Porto Alegre. Esse trabalho que a OAB/RS vem realizando é uma iniciativa em que não há nenhum conteúdo político-partidário ou religioso, mas sim há uma visão de cidadania. A Ordem gaúcha é um local onde as pessoas com diferentes ideias, formações e visões podem se reunir e chegar a consensos e diminuir dissensos, e é esse o trabalho que a comissão vem realizando”, destacou.

Pioneirismo da OAB/RS

A Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB/RS foi o primeiro grupo anunciado pelas seccionais da OAB no Brasil. Após a iniciativa da seccional gaúcha, as seccionais de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul também instalaram uma subcomissão nos respectivos estados. A subcomissão foi empossada no RS em abril deste ano, em cerimônia que mobilizou as lideranças e integrantes do movimento negro do Estado.

Vanessa Schneider
Jornalista MTB 17654

16/12/2015 18:34



Notícia anterior

Comissão do Jovem Advogado apresenta relatório de ações no triênio 2013/2015

16.12.2015
Próxima notícia

OAB/RS prestigia cerimônia de encerramento das atividades do IARGS

16.12.2015

Principais notícias

Ver todas