Home / Noticias / 02.05.2008 12:25

Sucesso do III Colégio de Presidentes da OAB/RS é unânime

02/05/2008 12:25

Lauro Rocha-OAB/RS

A primorosa organização do evento e a relevância dos temas debatidos foram ressaltados pelos presidentes de subseções, conselheiros e membros da diretoria da Ordem presentes no III Colégio de Presidentes da OAB/RS, realizado nos dias 24, 25 e 26 últimos, no Hotel Itaimbé, em Santa Maria.

A secretária-geral da Ordem gaúcha, Sulamita Santos Cabral, que coordenou o trabalho de organização do encontro, salientou que a pauta de temas foi uma sugestão do interior: “Gostaria de destacar que os assuntos discutidos foram sugeridos pelas subseções, e nós, como coordenadores do evento, tivemos o cuidado de colocá-los todos na pauta. E têm que ser destacados o trabalho da subseção de Santa Maria, que teve a ajuda da Comissão da Mulher Advogada, e o dos colaboradores de Porto Alegre. Eu acho que isso é que é importante – houve uma união muito grande na construção do Colégio.”

O presidente da subseção de Santa Maria, Ricardo Munarski Jobim, disse que a Ordem local se sentiu honrada com a presença de todos, e frisou o êxito do encontro: “O Colégio cumpriu seu papel, principalmente no desenvolvimento dos trabalhos – o modo como se deram os debates, a democracia com que foram trabalhados denotam que o Colégio efetivamente teve sucesso.”

Os três conselheiros federais presentes ao Colégio manifestaram sua satisfação com a qualidade do evento. Cléa Carpi da Rocha, também secretária-geral do CFOAB, se disse impressionada: “Eu fiquei bastante impressionada com o nível de comparecimento e com o entusiasmo para com as discussões das matérias dos presidentes e das presidentas de subseções, que compareceram maciçamente a este III Colégio. O encontro também representa mais uma caminhada do processo dinâmico de interiorização da Ordem.”

Luiz Carlos Levenzon destacou o nível dos assuntos debatidos: “Constatei que os temas que preocupam os advogados gaúchos – as questões da atividade profissional, da representação da cidadania, dos temas corporativos, das questões políticas de interesse da Ordem enquanto representação da sociedade – são os mesmos temas que são levados a debate no Conselho Federal da OAB. Isso demonstra que há uma sintonia perfeita entre os advogados gaúchos e a advocacia nacional.”

Renato da Costa Figueira considerou que a participação e os assuntos tornaram exitoso o encontro: “Posso afirmar que desse Colégio sai consagrada, mais uma vez, a administração do presidente Claudio Lamachia, quer pelo número expressivo de lideranças do interior que aqui participaram, quer pelas destacadas propostas que preocupam a advocacia interiorana as quais foram discutidas. A avaliação que faço, em remate, é que foi um verdadeiro êxito esse encontro.”

O próximo Colégio de Presidentes, que será realizado em Pelotas, em outubro (em data ainda a ser definida), está sendo preparado a partir desta semana pela subseção daquela cidade, como afirmou a vice-presidente da Ordem pelotense, Isabel Cristina Pereira Rapetto, que também elogiou o encontro de Santa Maria: “É a primeira vez que eu estou participando [do Colégio de Presidentes], achei excelente, e será uma honra para nós recebermos todos os participantes no próximo Colégio, que já estamos organizando.”

02/05/2008 12:25

Designados juízes plantonistas para as subseções judiciárias do Rio Grande do Sul

02.05.2008

Ampliação das Varas da Fazenda Pública é luta antiga da OAB/RS