Home / Noticias / 05.07.2019 10:44

Tecnologia em favor da advocacia gaúcha: pela primeira vez, Órgão Especial da OAB/RS realiza sessão de julgamento por videoconferência

05/07/2019 10:44

Um marco histórico para a OAB/RS ocorreu na manhã desta sexta-feira (05). Pela primeira vez, o Órgão Especial da seccional gaúcha realizou uma sessão de julgamento de forma presencial e por videoconferência. A iniciativa tem como objetivo dar mais agilidade e celeridade ao julgamento dos processos, dessa forma os membros não precisam se deslocar até a sede da Ordem gaúcha. Conselheiros de Uruguaiana, de Pelotas, de Santa Maria, de Santa Rosa, e de diversas outras subseções estiveram presentes nas telas da Sala de Sessões do Conselho Seccional (Rua Washington Luiz, 1110).

“Este é um marco histórico nos 87 anos da Ordem gaúcha. É um orgulho poder realizar a primeira sessão do Órgão Especial de forma presencial e por videoconferência”, disse o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier. “A tecnologia está disponível para todos nós. Portanto nós, da Ordem gaúcha, buscamos nos valer disso para, através dos paradigmas da contemporaneidade, reduzir a distância e melhorar a prestação jurisdicional. O colega vai poder estar em casa, na sala da OAB ou no próprio escritório e participar de sessões e de reuniões. Isso dará mais transparência e celeridade aos processos”, ressaltou. Essa é uma iniciativa que visa a ampliar a participação dos colegas nos trabalhos da seccional. “Queremos, cada vez mais, aproximar a seccional e as subseções. Além das visitas que fazemos, precisamos que a advocacia de cada região esteja presente. O recurso de videoconferência nos possibilitará estreitar esse contato direto”, pontuou Breier.

O vice-presidente da OAB/RS e presidente do Órgão Especial, Jorge Luiz Dias Fara, comemorou a conquista: “Estou orgulhoso e sei que os colegas e as colegas também. Isso fará com que possamos dar vazão e resposta à advocacia e à sociedade sobre os processos que aqui chegam”, apontou. “Nós estamos trabalhando para diminuir o tempo de tramitação deles, mas sempre respeitando as prerrogativas e a ética da profissão”, completou.

O diretor-tesoureiro da OAB/RS, André Luis Sonntag, lembrou a atuação da advocacia do interior, e como essa forma de tecnologia deve fazer com que os colegas e as colegas estejam, cada vez mais, integrados: “As comissões da nossa seccional já têm utilizado essa tecnologia. Essa ferramenta está disponível para todos os dirigentes de Ordem para que possamos contar com o trabalho de todos”, disse.

Texto e Fotos: João Vítor Pereira
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287-1821/1867

05/07/2019 10:44