Home / Noticias / 27.04.2018 00:31

União das 106 subseções marca abertura do V Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/RS

27/04/2018 00:31

http://bit.ly/2I2OrUk
image-galeria-0

Para comemorar os 86 anos da subseção de Caxias do Sul, o V Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/RS ocorreu na noite desta quinta-feira (26), na CIC da subseção local, e reuniu 106 presidentes de subseções, conselheiros federais e seccionais, advogados e autoridades da região da serra gaúcha.

Veja todas as fotos do V Colégio de Presidentes da OAB/RS

Na abertura do evento, a presidente da subseção de Caxias do Sul, Graziela Vanin, fez um breve relato sobre a história da subseção que completará, no dia 28 de maio, 86 anos de trabalho e de luta pela advocacia e pela cidadania da região: “É preciso fazer um breve histórico e lembrar aqueles que nos antecederam à frente da OAB Caxias, os quais não poderia me furtar de mencionar e agradecer pelo trabalho competente e abnegado que realizaram em nome da advocacia de Caxias do Sul e de sua área de abrangência nos municípios de Antônio Prado, Flores da Cunha e São Marcos. É a expressão do meu mais profundo respeito ao trabalho desenvolvido”, destacou.

A presidente ainda fez uma reflexão sobre o atual momento do País e citou algumas atuações da OAB diante do cenário atual, bem como as conquistas recentes, como "as férias dos advogados, o Plano de Valorização da Advocacia, entre tantas outras”, ressaltou.

Conforme ela, a OAB não hesitou, e não hesitará em nenhum momento, recorrendo ao judiciário ou articulando ações no legislativo para proteger os cidadãos e a Constituição Federal. Ela ainda reforçou que a Instituição “estará sempre atenta às necessidades da advocacia e aos anseios de toda a sociedade. Ela está na ofensiva para assegurar direitos que estiverem sob ameaça ou evitar abusos e retrocessos”. Ao final do discurso, a presidente manifestou, em nome das 106 subseções, apoio ao presidente Nacional da OAB, Claudio Lamachia: “Faço coro e manifesto total confiança e irrestrito apoio à sua conduta à frente do Conselho Federal, a sua história exemplar de dirigente de Ordem que jamais será maculada por profissionais que pretendem ver seus interesses particulares e financeiros na frente da ética e do respeito com a instituição. Presidente Lamachia, estamos contigo de forma irrestrita”, completou.

A presidente da CAA/RS, Rosane Marques Ramos,  ressaltou o empenho da CAA/RS nos dois anos de gestão em subsidiar e auxiliar tanto a advocacia quanto as 106 subseções do RS. Segundo ela, o empenho e os esforços do Sistema OAB não foram medidos: “Auxiliamos as subseções em aportes financeiros, em mobiliário, em equipamentos, em infraestrutura, ou seja, nesses anos, subsidiamos mais de 3 milhões de reais. Nos empenhamos muito e, com ajuda dos advogados, vamos fazer mais ainda, sobretudo na assistência médica”, destacou.

Em sua fala, o decano dos presidentes das subseções gaúchas e dirigente da OAB Bom Jesus, José Luiz Belan, ressaltou as conquistas da OAB/RS e disse que é uma honra poder estar presente em mais um Colégio de Presidentes: “Esse é o 56º Colégio de Presidentes que participo e é um privilégio ver e poder passar por todas as experiências de cada Colégio, por cada desafio e por cada conquista, que foram muitas nos últimos meses. Agradeço ao presidente Lamachia e ao presidente Ricardo Breier pelo empenho dado a toda a classe jurídica”, frisou.

Finalizando, o deputado estadual Edu Oliveira, que foi proponente do projeto do IPE Saúde na Assembleia Legislativa do RS, relembrou a trajetória de desafios e de conquistas até a aprovação do projeto na ALRS em março deste ano. Ele destacou que, desde 2007, a advocacia está tendo momentos de conquistas significativas, e acrescentou que a vitória do projeto vem desde o primeiro contato com o então presidente da seccional gaúcha, Claudio Lamachia, e após, com o presidente atual da OAB/RS, Ricardo Breier: “Foi uma demanda antiga, mas, naquele momento, naquela época, não tivemos êxito. Hoje, entretanto, sabendo que o IPE enviaria para a AL a sua reforma, fomos cautelosos e protocolamos uma emenda que colocava a OAB/RS na condição de vincular os advogados como beneficiários ao IPE Saúde”, lembrou. “Precisávamos de votos, e o presidente Breier foi incansável na busca desses votos, ele foi de bancada em bancada, conversou, lutou, e conseguimos os 28 votos de maneira unânime. É um feito. Todos os deputados apoiaram, e o governador não teve outra maneira de agir e sancionou”, exclamou. “Temos ainda o que fazer, o que caminhar. A vitória veio, mas de uma construção iniciada em 2007, e queremos comemoramos com a nossa classe um legado e uma grande conquista para todos ”, afirmou.

27/04/2018 00:31



Notícia anterior

“É pela força do nosso voto que vamos realizar a reforma política tão esperada no País”, afirma Lamachia durante abertura do V Colégio de Presidentes de Subseções

27.04.2018
Próxima notícia

OAB vai judicializar questão do acesso da advocacia nos foros se CNJ não reconhecer isonomia

27.04.2018

Principais notícias

Ver todas