Home / Noticias / 18.03.2022 07:45

Vice-presidente da OAB/RS, Neusa Bastos participa de evento voltado às causas da mulher na advocacia

18/03/2022 07:45

A vice-presidente da Ordem gaúcha, Neusa Bastos, participou, na manhã da terça-feira (15), do evento “Mulheres Visíveis na ABA Rio Grande do Sul”, realizado pela Associação Brasileira de Advogados (ABA). A convenção, que está em sua 2ª edição, tem transmissão pelo canal oficial da entidade no YouTube. O objetivo dos encontros on-line é o de promover a integração dos advogados e advogadas associados, visando a consolidação das boas relações ligadas à temática.

Responsável pela palestra de abertura, Neusa discorreu acerca do valoroso compromisso que assumiu ao aceitar o convite para compor a diretoria da OAB/RS para o triênio 2022-2024, bem como reforçou que o feito alcançado contribui notadamente para que a presença feminina se torne ainda mais recorrente em cargos de liderança. A vice-presidente da OAB gaúcha também abordou a relevância de haver uma maior equidade de gênero na advocacia de todo o país.

“Após 34 anos, uma mulher voltou a ocupar essa função. Por isso, estar à frente da vice-presidência da Ordem gaúcha é um motivo que muito me orgulha, pois sei que estou representando todas as advogadas do Rio Grande do Sul. E ao mesmo tempo que sinto o peso da representatividade do cargo que exerço, eu também vejo todo o apoio de advogadas que se sentem contempladas por ter uma mulher como vice-presidente da OAB/RS. Isso, sem dúvidas, muito me motiva para seguir atuando em prol de toda a advocacia do estado”, disse.

Neusa também trouxe ao debate os triunfos femininos construídos a partir de muito esforço. “As mulheres já alcançaram muitos feitos importantes, mas ainda temos muito a conquistar. De uma autorização para trabalhar que precisava ser concedida pelo marido, que foi interrompida a partir da implementação da Lei 4.121, nós demos um pulo e passamos a visualizar mulheres ocupando cargos de autoridades”, enfatizou.

Falando mais exclusivamente da OAB/RS, a vice-presidente da Ordem gaúcha mencionou que a própria entidade também apresentou crescimento em relação ao tema. “Era chegada a hora de as mulheres voltarem a ocupar espaços que, na verdade, também pertencem às mulheres. E isso, felizmente, foi enxergado por toda a advocacia”, pontuou. “Por essa razão, com a aplicação da paridade, já é possível visualizar o aumento de mulheres presidentes de subseções, por exemplo. Por isso, nós temos que estimular e convidar as mulheres a estarem ativamente dentro da OAB/RS. Isso, com certeza, fará com que a nossa Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul se torne ainda mais forte e representada”, concluiu.

18/03/2022 07:45

“Não há espaço para outra interpretação do artigo 85 que não o critério objetivo”, afirma Lamachia durante posse da subseção de Viamão

17.03.2022

ESA Interação promoverá debate sobre inovação nas resoluções de conflitos