Webinar traz temática sobre Direito e Carnaval
12/02/2021 17:47
Com o objetivo de valorizar e resgatar a história do Carnaval, a Comissão Especial de Igualdade Racial (CEIR) da OAB/RS promoverá um ciclo de palestras com o tema “Direito, Cultura e Estado: Para além das cinzas da quarta-feira”, na quarta-feira (17), às 19h. O tema vai explorar os fragmentos históricos e os signos de manifestação da cultura popular.
A organizadora do evento e presidente da CEIR, Karla Meura, destaca que é necessário estreitar a relação entre Direito, Cultura e Estado. “Optamos por realizar este debate na quarta-feira de cinzas, porque acreditamos que a manifestação se reinventa e ganha impulso para continuar dando voz e lançar luz aos anseios de quem a forma”, explicou.
Segundo Meura, o Carnaval é um movimento sociocultural transmitido de geração em geração, de forma oral ou por imitação, que nasce do conhecimento, dos costumes e das tradições de um povo. “A advocacia tem o compromisso de afirmar a cultura como um direito fundamental, assegurado no artigo 27 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “toda pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade e de fruir as artes; que todos têm direito à proteção dos interesses morais e materiais ligados a qualquer produção científica, literária ou artística da sua autoria”.
A presidente relembrou que, em 2006, a escola de samba gaúcha Estado Maior da Restinga homenageou a OAB com o desfile e o enredo: “Hoje a Restinga se encanta e faz a festa com você. 75 anos, viva a OAB!”.
As inscrições podem ser feitas aqui!
Palestras
Cultura e Estado: do plano à política pública
Karla Meura, Conselheira Seccional e Presidente da CEIR OABRS
Sim! Moro num país tropical e em Porto Alegre tem Carnaval
Cláudio Brito, jornalista e advogado. Promotor de Justiça aposentado, professor e palestrante, carnavalesco desde sempre, nascido e criado em ambiente do Carnaval.
Os signos que caracterizam o Carnaval de Porto Alegre
Gugu Lacerda, estudante de bacharelado em Artes Visuais pela UFRGS, pesquisador das tradições do Carnaval de Porto Alegre, carnavalesco, aderecista e figurinista.
A profissionalização da mulher negra do carnaval
Tainara Caceres, dvogada, membro da CEIR OABRS, carnavalesca e integrante do Dep. Jurídico da UESPA
O tema Enredo como instrumento de transformação social
Eder de Barros:Advogado, escritor, diretor de Carnaval, diretor de Harmonia Geral, Jurado de Carnaval quesitos Evolução e Tema Enredo e Presidente do CETE - Centro de Estudos e Pesquisas de Tema Enredo.
12/02/2021 17:47