Home / Jornal da Ordem / 06.05.2025 09:46h

É HOJE: OAB/RS Vai à Escola: Ordem gaúcha lança campanha de conscientização pelo combate à violência contra a mulher

06/05/2025 09:46h

Na próxima terça-feira (6), a partir das 19h, a OAB/RS irá lançar o projeto OAB/RS Vai à Escola: no combate à violência contra a mulher. Em evento híbrido marcado para o OAB Cubo, em Porto Alegre, e com transmissão pelo canal da Ordem gaúcha no YouTube, a entidade irá apresentar sua mais nova campanha institucional para conscientizar os estudantes sobre o assunto. Na ocasião, também haverá espaço para debate de autoridades sobre o tema.

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destaca que a Ordem gaúcha está preocupada diante do aumento significativo no número de feminicídios no Rio Grande do Sul e, seguindo a sua vocação de defensora dos direitos humanos, busca ações para contribuir no combate à violência de gênero. “O número de feminicídios ocorridos nos últimos dias no Estado é inaceitável. Por isso, a OAB/RS, com toda a sua representatividade e força institucional, está exigindo respostas rápidas e coordenadas do Poder Público”, disse Lamachia, reforçando que o Projeto OAB/RS Vai à Escola vai trabalhar ações educativas atuando na outra ponta de prevenção e conscientização para resultados a longo prazo.

A vice-presidente da OAB/RS e coordenadora do projeto, Claridê Chitolina Taffarel, explicou como o trabalho deve se desenvolver. “Estaremos disponibilizando, às 107 subseções da OAB/RS, um guia para ser trabalhado nas escolas. Também teremos um dia D, onde todas as subseções estarão nas escolas estaduais e municipais, fazendo palestras focadas no combate à violência contra a mulher”, afirmou.

A campanha tem outras ações previstas para serem desenvolvidas ao longo de 2025. O projeto tem o apoio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH) e da Comissão da Criança e do Adolescente (CCA).

Entenda

Na terça-feira (22), a Ordem gaúcha, em conjunto com a Comissão da Mulher Advogada (CMA), enviou um ofício ao Governo do Estado manifestando profunda preocupação com o alarmante número de feminicídios registrados durante o feriado de Páscoa e Tiradentes (18 a 21 de abril). Ao longo do período, foram 10 casos registrados em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. A entidade solicitou uma reunião extraordinária do grupo que integra o Programa RS Seguro da Secretaria Estadual da Segurança Pública para que sejam discutidas providências urgentes e ações mais efetivas no combate à violência contra a mulher.

Serviço

O quê: Lançamento do projeto OAB/RS Vai à Escola: no combate à violência contra a mulher

Quando: Terça-feira, 6 de maio de 2025, a partir das 19h

Onde: Auditório Cubo (Manoelito de Ornellas, 55, Praia de Belas – Porto Alegre) e canal da OAB/RS no YouTube

06/05/2025 09:46h



Anterior

Estudante de Direito não obtém reconhecimento de vínculo de emprego com escritório de advocacia da própria mãe

Próximo

Em reunião com secretária estadual da Fazenda, Lamachia trata de temas da advocacia criminal e tributária

Principais notícias

Ver todas