Home / Jornal da Ordem / 02.10.2025 09:20h

Serviço de varrição de rua dá direito a insalubridade em grau máximo

02/10/2025 09:20h

O 2º Núcleo de Justiça 4.0 do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2) concedeu percentual máximo de 40% no adicional de insalubridade a gari que atuava em varrição de rua, mesmo diante de convenção coletiva prevendo o benefício em grau médio. Para decidir, a juíza Bartira Barros Salmom de Souza considerou normas relativas ao tema, laudo pericial produzido no caso e jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre o assunto.

No processo, a trabalhadora informou que os equipamentos de proteção individual (EPIs) não eliminavam a exposição aos agentes biológicos. Após perícia que confirmou a insalubridade em grau máximo (conforme o anexo 14 da Norma Regulamentadora 15), a reclamada alegou que o contato da mulher com as substâncias nocivas era esporádico, além de sustentar que os EPIs eram suficientes.

A magistrada lembrou que o julgador não está adstrito à conclusão do laudo pericial "desde que existam outros elementos que modifiquem a sua convicção, o que não ocorreu no caso". E citou jurisprudência do TST que defere 40% no adicional a todo trabalhador envolvido no processo de coleta e industrialização do lixo urbano, incluída a varrição de ruas e logradouros (RR-446-03.2019.5.21.0042 e RR-182-23.2021.5.21.0007).

Entre outros pontos, ressaltou que, embora a regra geral seja a de validade das normas coletivas que limitem ou restrinjam direitos trabalhistas (Tema 1046 de repercussão geral), o art. 611-B da Consolidação das Leis informa que não pode ser objeto de acordo ou convenção coletiva a supressão ou redução de garantias de saúde, higiene e segurança do trabalho previstas em lei ou em normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

Com isso, julgou procedente o pedido da autora, concluindo que o fornecimento incorreto de EPIs pela empresa não atendeu ao comando do art. 7º, XXII da Constituição Federal, que visa à "redução de riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança".

Cabe recurso.

02/10/2025 09:20h



Anterior

Justiça condena instituição bancária por danos morais em roubo de aposentada

Próximo

Em Brasília, Lamachia articula medidas para que profissionais liberais não sofram com aumento de carga tributária

Principais notícias

Ver todas