Home / Noticias / 11.08.2022 22:34

“A advocacia gaúcha está viva e pulsante”, destacou Lamachia na Sessão Magna

11/08/2022 22:34

https://bit.ly/3drxMxB
image-galeria-0

O Dia da Advocacia foi comemorado de uma maneira inédita este ano. A Cidade da Advocacia recebeu a tradicional Sessão Magna no espaço do Multiverso, no Cais Embarcadero, em Porto Alegre. Em uma noite carregada de emoção, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destacou o orgulho da profissão e da força institucional da Ordem gaúcha: “A advocacia gaúcha está viva, pulsante e retomando seu orgulho, sua força, sua importância. Hoje estamos respeitando e reconhecendo o passado, vivendo o presente e projetando o futuro”, salientou.

Veja mais fotos da Cidade no Flickr da OAB/RS 

O maior evento já realizado pela Ordem gaúcha também foi destacado na fala do presidente: “A Cidade da Advocacia será um divisor de águas. A OAB se moderniza a partir dele, mas sem perder sua tradição e seu DNA. Sejam muito bem-vindos, essa cidade irá transformar as nossas vidas e fará com que nós voltemos às nossas cidades mais advogadas e advogados, mais fortes e mais orgulhosos da nossa profissão e da nossa OAB”, sublinhou.

Lamachia reafirmou o compromisso com a defesa intransigente da advocacia e fez referência à Avenida das Prerrogativas, rua do gabinete da presidência na Cidade da Advocacia: “A OAB/RS será, mais do que nunca, muito forte e efetiva na defesa das prerrogativas da advocacia. Faremos tantos atos públicos quantos forem necessários quando ocorrerem violações graves as nossas prerrogativas para expor agentes públicos violadores que têm o dever ético e funcional de cumprir a lei”, pontuou.

Além de falar sobre as conquistas legislativas que nasceram do trabalho das advogadas e dos advogados gaúchos e trouxeram melhorias para toda a classe, Lamachia enfatizou as conquistas recentes da gestão oriundas da atuação da OAB/RS:   

“Defenderemos com todo afinco e força os honorários como fizemos há alguns dias no CJF, garantindo o recebimento de milhares de reais a advocacia gaúcha. Seremos voz da sociedade civil: já fizemos três históricas audiências públicas em 6 meses de gestão e já temos mais duas agendadas. Estamos como nunca atentos à defesa dos direitos humanos”, afirmou.

A vice-presidente da OAB/RS, Neusa Bastos, falou em nome dos homenageados da noite: “Este é um momento de grande emoção, tanto para os homenageados, como para nós. Quero agradecer vocês por toda trajetória no exercício da advocacia, pelo exemplo de firmeza na condução da profissão, além do destacado trabalho de Ordem que engrandece a instituição e a advocacia gaúcha”, afirmou.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS), Pedro Alfonsin, falou sobre o trabalho assistencial prestado à advocacia: “Neste dia especial quero trazer o abraço da CAA/RS, do braço assistencial do sistema OAB para todos as advogadas e advogados gaúchos. A CAA/RS tem orgulho de atender a advocacia e seus dependentes ofertando diversos benefícios e serviços assistenciais”, disse.

Homenageados

A honraria de advogado emérito foi entregue em nome de Adalberto Alexandre Snel (in memorian) à sua filha, também advogada, Lilian Amanda Snel. O advogado foi o primeiro presidente da OAB de Novo Hamburgo e decano da subseção. Snel possuía a OAB/RS n° 1665, uma das mais antigas em atividade no Rio Grande do Sul. O advogado faleceu em 28 de março de 2021.

Lamachia destacou a trajetória de Snel: “Foram 70 anos dedicados à advocacia. Por tantos que ajudou, por tantos que ensinou, por uma vida dedicada à advocacia ele é, hoje, justamente homenageado com o título de advogado emérito”, ressaltou o presidente.

A medalha da Comenda Oswaldo Vergara, a mais importante distinção concedida pela OAB/RS, também foi entregue durante a cerimônia. Confira, abaixo, a lista dos comendados:

Anderson Trautmann Cardoso, André Andrade de Araujo, André Luís Sonntag, André Renato Zuco, Beatriz Maria Luchese Peruffo, Carlos Geraldo Bernardes Coelho Silva, César Vergara de Almeida Martins Costa, Daniel Horn, Eduardo Nassif Branchier, Eugênia Reichert (in memoriam), Fabiana Azevedo da Cunha Barth, Francisco José Soller de Mattos, Igor Danilevicz, Itamar Antonio Moretti Basso, Jane Lúcia Wilhelm Berwanger, Jorge Fernando Estevão Maciel, José de Souza Mendonça, Libia Suzana Garcia da Silva (in memoriam), Maurício Bianchi, Mônica Canellas Rossi, Otto Junior Barreto, Patrícia Alovisi, Regis Douglas Menezes, Rita Maria Geremia Pavoni, Roque Soares Reckziegel e Ruy Pereira Niederauer.

Ainda, foram jubilados os seguintes advogados e advogadas com mais de 30 anos de exercício profissional e 70 anos de idade:

Alexandre Yugueros Neto, Ana Luiza Mariano da Rocha Mottin, Antonio Carlos Schamann Maineri, Eduardo Kroeff Machado Carrion, Inubia Alves Carvalho Sfoggia, Ivone Maria Moschem, Jair de Mattos, Jocelin Azambuja, José Morschbacher, Leticia Saldanha Caiaffo, Lia Bartelle, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, Magda Ortiz Barreto Vianna, Maria Elizete Karasck, Marina Beatriz Silveira de Magalhaes, Mariza Teresinha Souza de Nonohay, Milton Jose Munhoz Camargo, Otacilio Lindemeyer Filho, Paulo de Tarso da Silva Carvalho, Paulo Olimpio Gomes de Souza, Ricardo Barbosa Alfonsin, Rodolfo Luiz Rodrigues Correa, Sáloa Maria Neme da Silva, Sergio Augusto Pereira de Borja, Sérgio José Porto, Tarcísio Jacob Gubiani e Teresa Cristina Fernandes Moesch.

Presenças

Também estiveram presentes na ocasião o representante da Câmara Federal, deputado Marcel Van Hattem; o representante da presidência do TJRS, desembargador Antônio Maria Rodrigues de Freitas Iserhardt; a representante da Defensoria Pública do Estado, Alice Backes de Leon; o corregedor-geral TRF4, desembargador Cândido Alfredo Silva Leal; a procuradora-geral do município de Porto Alegre, Cristiane da Costa Nery; o representante do Comando Militar do Sul, Tem. Cel. Anderson Von Heimburg; representante da Camará de Vereadores de Porto Alegre, vereador Ramiro Rosário; diretora do Foro de Porto Alegre, juíza Alessandra Abrão Bertoluci; presidente do TRE/RS, Francisco José Moesch; representante da procuradoria geral do estado, Ermnesto Toniolo; representante do TJM/RS, desembargador Fábio Duarte Fernandes; a presidente da IARGS, Sulamita dos Santos Cabral;  a vice-presidente da CAA/RS, Paula Grill Pereira; secretária-geral a CAA/RS, Morgana Bordignon; a secretária-geral adjunta da CAA/RS, Alessandra Glufke; os conselheiros federais da OAB/RS, Greice Stocker, Mariana Melara Reis, Rosângela Maria Herzer dos Santos; os ex-presidentes da OAB/RS, Cléa Carpi da Rocha, Marcelo Bertoluci e Renato da Costa Figueira; o diretor-geral da ESA/RS, Rolf Madaleno; o presidente da Cooperativa de Crédito dos Advogados, Jorge Fernando Maciel; a corregedora-geral da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles; o presidente do TED da OAB/RS, Airton Ruschel; o presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB/RS, Domingos Martin; presidentes e representantes de conselhos profissionais: Nanci Walter (Engenharia e Agronomia), Rosângela Gomes (Enfermagem), Éverton Borges (Farmácia), Felipe Coimbra (Educação Física) e Luiz Jacomi Righi (Engenharia e Agronomia). Também estiveram presentes os representantes da Unisinos, Fabiano Koff Coulon e da Furg, Raquel Fabiana Sparemberger; a representante da Anatel, Miriam da Cunha; presidentes e representantes de federações, associações e entidades de classe: Edson Cunha (Fecomércio); desembargador Genaro Baroni Borges (Ajuris); Maína Pech (ADPERGS), Eduardo Heinz (Agadie); Ana Paula Ziulkoski (FAMURS); Leandro Pinto de Azevedo (Sindicato dos Advogados); Sebastião Watenberg (FIRS). Os presidentes e dirigentes de escolas de carreira jurídica: Melissa Guimarães Castello (FESDT), Jeniffer Castelan de Oliveira (Fundação Escola Notorial e Registral do RS).

11/08/2022 22:34



Notícia anterior

Na Cidade da Advocacia, OAB/RS realiza Prestação de Compromisso de 77 novos advogados e advogadas

12.08.2022
Próxima notícia

Prestação de compromisso e Sessão Magna marcam terceiro dia da Cidade da Advocacia

12.08.2022

Principais notícias

Ver todas