Home / Noticias / 11.08.2022 23:39

Prestação de compromisso e Sessão Magna marcam terceiro dia da Cidade da Advocacia

11/08/2022 23:39

No dia 11 de agosto, a Cidade da Advocacia foi o ponto de encontro para celebrar a data mais aguardada do ano para a classe. Reunindo diversas gerações do Direito, o megaevento proporcionou troca de experiências entre milhares de advogadas e advogados e de estudantes.

Veja mais fotos da Cidade no Flickr da OAB/RS

Além das inúmeras palestras, workshops e espaços para interação, o terceiro dia também contou com a realização da tradicional Sessão Magna e uma Prestação de Compromisso de novos advogados e advogadas. Ao todo, cerca de 2 mil pessoas passaram pela Cidade da Advocacia somente nesta quarta-feira (11).

Confira, abaixo, a cobertura completa da programação.

Manhã

Planejado pela Comissão da Jovem Advocacia da Ordem gaúcha, o painel “Técnicas de comunicação, oratória e negociação” teve como palestrante o advogado Marcos Motta. Para um público que lotou o auditório principal, ele compartilhou a sua experiência adquirida ao longo dos anos e deu importantes dicas para quem deseja se destacar nas diversas áreas do Direito, sempre se adaptando aos mais variados contextos que a profissão exige.

De forma simultânea, outras duas palestras também deram início à programação. A Comissão Especial de Reforma Política promoveu um debate acerca do Sistema Eleitoral Distrital, a partir do engajamento da advocacia no tema. Já o outro painel, teve como temática a “LGPD e seus reflexos na propriedade intelectual”. Conduzido pelas comissões especiais de Propriedade Intelectual e de Proteção de Dados e Privacidade, três palestrantes abordaram os efeitos que este assunto tem causado.

Ainda durante a manhã, as prerrogativas da advocacia e a Lei do Abuso de Autoridade foram temas trabalhados na palestra promovida pela Comissão da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da Ordem gaúcha – sendo destacadas as perspectivas que a matéria possui a partir da vigência da Lei nº 14.365/22.

Encerrando a manhã, a Comissão Especial da Advocacia Trabalhista realizou a palestra “Os desafios da advocacia trabalhista no ambiente digital”. No painel, foram conduzidos os diálogos sobre o trabalho sob plataformas digitais e a virtualização da luta de classes e como conciliar inovação e segurança jurídica no teletrabalho.

Presente, passado e futuro

Após cinco workshops no período da manhã, a Cidade da Advocacia teve uma tarde especial onde as diferentes gerações da profissão foram homenageadas e celebradas. Isto iniciou com a Prestação de Compromisso de 77 novos advogados e novas advogadas, que receberam as suas credenciais para exercerem a profissão. O presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, enfatizou a importância deste momento e os desafios que os novos profissionais terão pela frente. “Vocês, a partir de hoje, em um dia tão simbólico quanto o dia da graduação, recebem uma credencial que dá a vocês a capacidade postulatória, o direito de dar voz a quem muitas vezes não tem voz e de dar vez a quem muitas vezes não tem vez”, disse.

A advocacia gaúcha está viva e pulsante

Finalizando o dia, foi realizada a tradicional Sessão Magna do Dia da Advocacia. O maior evento já realizado pela Ordem gaúcha também foi palco de uma das principais solenidades da entidade, que foi carregada de emoção. Em um discurso pontuado pelo orgulho, o presidente da Ordem gaúcha destacou a força da instituição. “A advocacia gaúcha está viva, pulsante e retomando seu orgulho, sua força, sua importância. Hoje estamos respeitando e reconhecendo o passado, vivendo o presente e projetando o futuro”, salientou.

Na solenidade, foram homenageados os advogados jubilados (que têm mais de 30 anos de advocacia e mais de 70 de idade) e os agraciados com a comenda Osvaldo Vergara, pelos serviços prestados à advocacia. Outro momento especial foi a entrega da honraria de advogado emérito para o advogado Adalberto Alexandre Snel (in memoriam), que foi entregue para sua filha, a também advogada Lilian Amanda Snel.

11/08/2022 23:39

“A advocacia gaúcha está viva e pulsante”, destacou Lamachia na Sessão Magna