Home / Noticias / 16.02.2022 23:34

“A culpa da morosidade nunca será daquele que cumpre prazos”, afirma Lamachia ao tomar posse para o triênio 2022-2024

16/02/2022 23:34

Em uma noite de muita emoção, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, tomou posse para o triênio 2022-2024. A solenidade, carregada de simbolismos, ocorreu no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS, mesmo local onde há exatos 15 anos tomava posse como presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia.

Acesse todas as fotos do evento no Flickr da OAB/RS

Com uma fala contundente, Lamachia reforçou a defesa intransigente das prerrogativas da advocacia: “Onde houver uma prerrogativa violada estaremos lá, com força, destemor, firmeza, e agiremos, usando, se necessário, a legislação que criminaliza o abuso na conduta de agentes públicos. Assim como defenderemos com muito vigor os direitos humanos. A Ordem gaúcha tem compromisso com a justiça social, com uma sociedade justa e solidária”, destacou.

O dirigente destacou a mobilização da OAB/RS no julgamento do STJ para garantir a manutenção do artigo 85 do Código de Processo Civil (CPC). “Essa conquista nasce aqui na OAB/RS e lamentamos que alguns magistrados estejam violando a lei processual, deixando de aplicar o critério objetivo de concessão de sucumbência, ferindo assim a remuneração da advocacia”, reforçou.

Lamachia asseverou, ainda, que a OAB/RS não vai aceitar a redução do horário de atendimento dos foros e tribunais. “Se há prestação jurisdicional é insuficiente precisamos da ampliação e não redução do horário. Há um estoque de decisões, audiências, em razão da exagerada paralisação de 2,5 milhões de processos físicos. Não é lógico que haja essa redução. E reforço: a culpa da morosidade nunca será daquele que cumpre prazos”, frisou.

O presidente também ressaltou as conquistas que a gestão de seu irmão, Claudio Lamachia, trouxe para a advocacia gaúcha e brasileira: “Há 15 anos a OAB/RS começou a encontrar um caminho de êxitos, de respeitabilidade, de força institucional e passou a ser a voz das advogadas e dos advogados, assim como da cidadania gaúcha”, sublinhou.

O dirigente encerrou seu discurso agradecendo a família e o restante da diretoria da OAB/RS, a diretoria da CAA/RS, os conselheiros e os presidentes das subseções que assumem essa responsabilidade ao seu lado.

Para assistir a íntegra da solenidade de posse, clique aqui.

16/02/2022 23:34

Com firmes compromissos para a advocacia gaúcha, diretoria da OAB/RS é empossada para o triênio 2022/2024

17.02.2022

Diretoria da ESA/RS é empossada em reunião do Conselho Pleno da Ordem gaúcha