Home / Noticias / 07.11.2014 13:32

Anteprojeto de Estatuto da Diversidade Sexual será encaminhado pela OAB ao Congresso

07/11/2014 13:32

http://bit.ly/10EzsIY
Foto: Divulgação
Participe! Mais informações em: http://www.estatutodiversidadesexual.com.br/
Participe! Mais informações em: http://www.estatutodiversidadesexual.com.br/

A medida é uma das deliberações da Conferência Nacional dos Advogados, realizada em outubro, no Rio de Janeiro.

A OAB encaminhará o anteprojeto de Estatuto da Diversidade Sexual, elaborado com a participação de mais de 60 Comissões da Diversidade Sexual das seccionais e subseções da OAB, para a Câmara dos Deputados. A medida é uma das deliberações da Conferência Nacional dos Advogados, realizada em outubro, no Rio de Janeiro.

A entidade busca conseguir 1,5 milhão de assinaturas para protocolar no Congresso a proposta de legislação de iniciativa popular. O projeto foi lançado, em âmbito nacional, em 17 de maio de 2012 – Dia Mundial de Combate à Homofobia. O Estatuto conta com 109 artigos distribuídos em 180 sessões, nas quais criminaliza a homofobia e, ainda, trata de princípios, regras de direito de família, sucessório e previdenciário. Além disso, o projeto aponta políticas públicas a serem adotadas nos âmbitos municipal, estadual e federal.

Segundo a presidente da Comissão Especial da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB, Maria Berenice Dias, a chance de que a temática volte ao debate é a aprovação do Estatuto da Diversidade Sexual. “Continuamos a buscar assinaturas e apoio da sociedade. Realizamos, também, audiências públicas para que ele conquiste ainda mais legitimidade”, ressaltou, lembrando que existem 150 comissões sobre o tema nas seccionais e subseções da OAB.

Ela questionou, ainda, a falta de leis para a população LGBTI. “Existe o Estatuto do Idoso e o da Criança, então nada mais provável ter um Estatuto da Diversidade Sexual. É necessária uma legislação ampla com as questões de criminalização da homofobia, do casamento igualitário, do registro social de travestis e transexuais, da educação e políticas públicas para capacitação de funcionários para o atendimento da população LGBTI, entre outros assuntos”, argumentou.

O presidente da Comissão Especial de Diversidade Sexual da OAB/RS (CEDS), Leonardo Vaz, justificou que a ideia da Ordem é começar desde já a buscar sustentação na Câmara para a aprovação da matéria. “Definimos que cada Comissão das seccionais faça reuniões com parlamentares federais, objetivando apoio para aprovar o projeto de lei. Pretendemos, ainda, agendar reunião com a presidente Dilma Rousseff para início do ano que vem”, antecipa.

Até o momento, cerca de 60 mil assinaturas foram reunidas para a aprovação do Estatuto. A OAB/RS, através da CEDS, segue angariando assinaturas nos eventos promovidos. Para assinar o anteprojeto de lei de iniciativa popular, clique aqui. O projeto pode ser conferido na íntegra clicando aqui.

Vítor Rosa
Estagiário de Jornalismo

07/11/2014 13:32



Notícia anterior

Em Lajeado, treinamento do PJe mobiliza advogados da Região dos Vales

07.11.2014
Próxima notícia

Em Lajeado, treinamento do PJe mobiliza advogados da Região dos Vales

07.11.2014

Principais notícias

Ver todas