Home / Noticias / 29.04.2024 18:10

Ao lado da advocacia: na Região das Missões, comarcas recebem pela primeira vez um presidente da OAB/RS

Em roteiro pela região, Lamachia esteve com a advocacia de Horizontina, Santo Cristo, Tucunduva e Campina das Missões, além de se reunir com os colegas de Santa Rosa e Santo Ângelo.

29/04/2024 18:10

“Representatividade tem que ter dois elementos: presença física e conexão com os representados. Sem eu estar aqui presente para entender as dificuldades e conhecer a realidade da advocacia local e sem eu levar isso adiante para encontrar soluções, ‘representatividade’ é só uma palavra, e a presidência é apenas um cargo”, destacou o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, em conversa com os colegas na região das Missões.

De 21 a 24 de abril (domingo a quarta-feira), Lamachia visitou a subseção de Santa Rosa e quatro comarcas vizinhas que são abrangidas pela subseção.

“Estar junto da advocacia do interior é essencial para um retrato fidedigno das nossas demandas, identificar o que funciona e o que pode melhorar. Pela primeira vez na história, um presidente da OAB/RS visitou os colegas de Horizontina, Tucunduva, Campina das Missões e Santo Cristo. É a interiorização da interiorização: um processo que iniciamos em 2023 e está aproximando, ainda mais, a Ordem gaúcha de todas as advogadas e advogados gaúchos”, pontuou o presidente.

Homenagens e demandas da advocacia em Santa Rosa

Na segunda-feira (22), Lamachia participou da entrega de medalhas Leonardo Macedônia a dois ex-presidentes de Santa Rosa: Gilberto Kieling e Günther Ingo Heinkel; e uma homenagem, entregue à família do ex-presidente Regis Douglas Menezes (falecido em dezembro de 2023). O diretor-tesoureiro da OAB/RS, Jorge Fara, também participou da solenidade.

Ainda na cidade, Lamachia foi ao Presídio Estadual de Santa Rosa, acompanhado da presidente da subseção, Sandra Lameira, seu vice-presidente, Rene Schubert Junior, e outros membros da subseção. Na casa prisional visitou parte das galerias e o parlatório, dialogando sobre a possibilidade de uma sala de atendimento para a advocacia e o parlatório virtual.

No fim do dia, o presidente da OAB gaúcha participou do lançamento da cartilha “Parentalidade Responsável – O que seus filhos gostariam que você soubesse”, uma publicação da Comissão Especial de Direito de Família e Sucessões da subseção de Santa Rosa com apoio da Comissão estadual.

Interiorização da interiorização

Na terça-feira (23), Lamachia visitou a advocacia de quatro cidades que estão abrangidas pela subseção de Santa Rosa: foram reuniões abertas em Horizontina, Santo Cristo, Tucunduva e Campina das Missões, em encontros onde os advogados e as advogadas expuseram suas principais dificuldades. Em Santo Cristo, Lamachia também foi ao presídio local e verificou as condições estruturais e de trabalho para a advocacia criminal.

A presidente da OAB Santa Rosa destacou a importância do trabalho executado pela Ordem estadual. “Nossas bandeiras vêm sendo defendidas pelo presidente Lamachia e alguns exemplos recentes são a PEC para incluir, na Constituição Federal, a garantia da sustentação oral em qualquer instância de julgamento e a ampliação, a nível nacional, do projeto que inclui a advocacia nos cursos de formação de agentes da segurança pública”, pontuou Sandra Lameira.

Por fim, Lamachia tratou sobre demandas da advocacia de Santo Ângelo com a presidente da subseção, Luciana Meirelles.

29/04/2024 18:10

No Dia Internacional da Propriedade Intelectual, OAB/RS debate a inovação aplicada na construção de um futuro sustentável

Conselho Pleno destaca conquistas recentes com reflexos no dia a dia da advocacia gaúcha