Home / Noticias / 09.03.2013 15:18

Após seis anos frente à OAB/RS, Lamachia despede-se emocionado

09/03/2013 15:18

A posse desta sexta-feira (08) foi marcada ainda pela despedida de Claudio Lamachia, que foi presidente da Ordem gaúcha nos triênios 2007/2009 e 2010/2012.

A posse da nova diretoria da OAB/RS, na noite desta sexta-feira (08), foi marcada ainda pela despedida de Claudio Lamachia. Presidente da seccional nos triênios 2007/2009 e 2010/2012, o dirigente quebrou paradigmas.

Frente à presidência, resgatou a Ordem gaúcha para as grandes causas da advocacia, buscando soluções mais duradouras, como em projetos de lei e dialogando intensamente com as instituições e poderes. Foram diversas as conquistas, como a histórica aquisição do edifício-sede da OAB/RS, a construção de 22 prédios de subseções no Interior, as férias junto aos Tribunais gaúchos, o horário exclusivo para advogados nos Foros, a ampliação dos serviços da CAA/RS, a interiorização da ESA, entre outras ações. De forma transparente, a OAB/RS prestou contas aos advogados, quitando uma dívida histórica (anterior ao ano de 2007), e saneando a entidade, com verbas provenientes exclusivamente das anuidades dos advogados, pois a Ordem, como sempre frisava Lamachia em suas falas pelo Estado, "não recebe recursos públicos".

Lamachia cruzou os quatros cantos do Estado, visitando todas as 106 subseções inúmeras vezes. A agenda no gabinete da presidência era intensa, com reuniões diárias. Os temas envolviam tanto a advocacia quanto a cidadania, afinal a OAB/RS foi procurada por todos os segmentos da sociedade e presidiu o Fórum dos Conselhos de Profissões Regulamentadas no RS. Não raro, Lamachia deixava a entidade no início da madrugada. Essa capacidade de trabalho chamou a atenção da advocacia brasileira. Tanto que hoje, ele foi eleito vice-presidente nacional da OAB.

Em sua fala de posse, o presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci destacou: "Registro aqui o orgulho de ser moldado a partir da escola reafirmada por Claudio Lamachia. A escola da verdade, da transparência, da ética, da presença, da atitude. Lamachia construiu pontes, dialogou com independência. Foi altivo, soberano. Exerceu a função com a indispensável combatividade e firmeza que o cargo exige. Semeou o equilíbrio institucional, foi incansável nos desafios corporativos. Foi o grande advogado da causa cidadã. Entrou para a história", assegurou Bertoluci.

Ao discursar, Lamachia estava emocionado e embargou a voz por diversas vezes, principalmente, nos agradecimentos aos que o acompanharam na jornada de seis anos na OAB/RS. Segundo ele, as consagradoras vitórias das eleições de 2009, quando foi eleito com 82% dos votos, e de 2012, em que Bertoluci venceu com aproximadamente 70% dos votos, se deram em função da construção de uma verdadeira obra coletiva, com o trabalho, dedicação e a participação de todos, diretoria, conselheiros, CAA, ESA, TED, presidentes e dirigentes das 106 subseções, presidentes e membros das comissões especiais e permanentes e os colaboradores da OAB/RS, o que demonstra que a gestão da entidade foi efetivamente participativa, e assim continuará pelas mãos do presidente Marcelo Bertoluci.

"Resgatamos a credibilidade da OAB/RS e levantamos a autoestima da advocacia gaúcha, assim como assumimos o protagonismo em bandeiras fundamentais da sociedade, como as questões da saúde, dos presídios, da segurança, do pacto federativo, da luta contra a corrupção e a impunidade, pelo pagamento de precatórios e ajuizamento de uma ADI contra a Lei Estadual que limitou o pagamento de RPVs, assim como denunciamos o colapso do Judiciário e buscamos a renegociação da dívida do Estado com a União por meio do ajuizamento de ação no STF, assim como defendemos os consumidores da telefonia celular e internet 3G, apontando também a falta de estrutura de internet banda larga para a implementação do processo eletrônico", apontou Lamachia.

Acompanhado sob o olhar atento do presidente do CFOAB, Marcus Vinicius Furtado, o atual vice-presidente nacional da OAB destacou "os anos de convívio, de aprendizado, de emoção, de lutas e de demonstrações de que podemos, sim, defender aquilo que acreditamos e, com a união da classe, concretizar sonhos em prol do bem comum. A harmonia da advocacia gaúcha é a maior das conquistas". Foi aplaudido de pé.

Rodney Silva
Jornalista – MTB 14.759

09/03/2013 15:18

I Seminário de Gestão da OAB/RS: prestação de contas foi a tônica da oficina