Home / Noticias / 25.07.2009 17:46

Após solicitação da OAB/RS, subseção de Itaqui receberá da prefeitura doação de terreno para construção da sede própria

25/07/2009 17:46

No município, os ex-presidentes locais receberam a Medalha Leonardo Macedônia em reconhecimento aos serviços prestados.

Após vistoriar as obras da fase final de construção da sede própria da subseção de Uruguaiana nesta sexta-feira (24), o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, esteve em Itaqui.

No município, durante cerimônia de abertura do Terceiro Congresso Sócio-Jurídico Edgard Wilson Mondadori, no qual foi entregue a Medalha Leonardo Macedônia aos ex-presidentes locais, o presidente da seccional requereu ao prefeito de Itaqui, Gil Marques Filho, a doação de um terreno para a construção da sede da subseção, ressaltando a importância da mesma. O dirigente da Ordem gaúcha assumiu o compromisso de iniciar as obras de construção da sede assim que a doação for concretizada.

Ainda durante a solenidade, Gil Marques se comprometeu a incluir no orçamento de 2010 a aquisição do terreno para a construção da sede da subseção, “para que a OAB tenha uma casa em Itaqui”. A cerimônia foi realizada no Theatro Prezewodowski.

Em seu discurso, o presidente da subseção, César Augusto Klein, também salientou a necessidade de uma sede para a OAB na cidade. Klein agradeceu, ainda, o trabalho desenvolvido pelos ex-presidentes, homenageados com a Medalha Leonardo Macedônia. A comenda foi criada no início de 2008 pela atual gestão para homenagear aqueles que prestaram importantes serviços à frente da OAB.

Nesta ocasião, receberam a homenagem: Edgard Wilson Degrazia Mondadori (in memoriam), Loli Flores Silva, Nereu José Quartiero (in memoriam), Edesson Bonorino Floriano, José Patrício Schenini Cadermatori (in memoriam), Clionce Carpes Marques, Iclê Iriondo Ramos (in memoriam) e Américo Floriano Machado.

Lamachia realizou uma breve prestação de contas das ações da Ordem gaúcha, destacando aos presentes o investimento nas obras de 14 sedes de subseções, que devem ser entregues até o fim deste ano; o reaparelhamento das 260 salas da OAB no estado; e a compra e inauguração da nova sede na Capital, através da qual a entidade economizará R$ 70 mil mensais em aluguel.

O dirigente lembrou da gestão responsável implantada na administração da seccional, com revisão de contratos e consequente economia de gastos, possibilitando um maior investimento nas subseções.

O presidente da OAB/RS também lembrou aos presentes das lutas e conquistas recentes da advocacia, salientando a sanção da lei que torna invioláveis os escritórios e da Súmula 14 do STF, e os PLs de interesse da advocacia que tramitam no Congresso, dentre eles o das férias forenses e o que veda a compensação de honorários.

Ao falar sobre a homenagem aos ex-presidentes, Lamachia disse que “o respeito ao passado é alicerce fundamental para a construção de um futuro”.

Compuseram a mesa, além dos já citados, o conselheiro seccional e coordenador das subseções, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o vice-presidente da subseção, Marcelo Guimarães Petrini;  a secretária-geral adjunta, Tereza Cristina Bastos; o presidente da Câmara de Vereadores de Itaqui, Éber Escobar

Após a entrega de Madalhas, ocorreu um jantar baile de confraternização no Parque do Sindicato Rural de Itaqui.

25/07/2009 17:46

Lamachia vistoria obras da sede própria da subseçao de Uruguaiana

25.07.2009

Ordem gaúcha visita instalações da OAB Torres para receber o VI Colégio de Presidentes de Subseções