Home / Noticias / 03.10.2010 14:02

Artigo do presidente da OAB/RS: O voto fortalecendo a democracia

03/10/2010 14:02

O jornal Zero Hora, de Porto Alegre, publicou neste sábado (02), na página 09, artigo do presidente da entidade, Claudio Lamachia.

O voto fortalecendo a democracia

"Estamos na reta final das eleições e seus resultados ainda são, a rigor, uma incógnita, embora pesquisas apontem o que podem ser consideradas meras tendências. A votação faz parte do jogo democrático e é natural que cause certa ansiedade, pois a nação brasileira, mais uma vez, através das suas escolhas, irá definir os rumos do país. É importante que os cidadãos tenham plena consciência de sua responsabilidade na hora de votar, optando por postulações realmente honradas e voltadas para o bem comum. A Constituição Federal afirma que o poder emana do povo e, portanto, cada indivíduo, ao exercer o poder/dever do voto, tem de fazê-lo de forma sóbria e firme, sendo sabedor de que seu ato influenciará na realidade futura de todos os brasileiros.

Mais amadurecido em suas exigências nos campos ético e moral, mas ainda sem a perplexidade e o sentimento de repulsa que se poderia esperar ou desejar, o país vem assistindo a um verdadeiro festival de desmandos, erros grosseiros, corrupção e violências, dentre outros fatos igualmente negativos, gerando uma crise ética sem precedentes. A duras custas, sustenta, por exemplo, um Congresso Nacional que apresenta alguns atores com sérios sinais de putrefação moral, mas tendo forças para aprovar leis que ferem a fundo a cidadania, como é o caso da Emenda Constitucional dos Precatórios, também conhecida como a proposta do calote. Tal equívoco, somado a outros tantos desacertos nas esferas das administrações municipais, estaduais e federal, podem estar colocando as águas sociais em estado de ebulição e muitas medidas corretivas precisam ser tomadas imediatamente para que se possa evitar de a nação ter de lidar, futuramente, com material fervente.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) há muito vem pregando que voto não tem preço; tem consequências. Diante disto, ressalte-se que os eleitores dispõem, hoje, de variados mecanismos que servem para a aferição da idoneidade dos currículos e propostas dos candidatos, a exemplo da Lei da Ficha Limpa, cujo espírito carrega alternativas para o saneamento da cena política do Brasil. A Ordem acredita que os resultados deste pleito eleitoral servirão para depurar o panorama nacional, colocando em postos de poder personagens íntegros e preocupados com o bem-estar da coletividade. É a hora de a cidadania definir caminhos que levem à solução de problemas e a novas vitórias, votando com plena consciência de sua grande responsabilidade, pois nosso país está contando com isso e precisando deste apoio para o fortalecimento da sua democracia".

03/10/2010 14:02

Diretoria da OAB/RS instala Comissão de Direitos Humanos na subseção de Garibaldi

02.10.2010

Em defesa da democracia: Ordem gaúcha fiscaliza lisura das eleições 2010