Home / Noticias / 02.10.2010 02:14

Diretoria da OAB/RS instala Comissão de Direitos Humanos na subseção de Garibaldi

02/10/2010 02:14

Foto: Guilherme Castelli - OAB/RS

Interiorização da CDH tem o objetivo de formar uma rede em todo o Estado, afirmou coordenador-geral, nesta sexta-feira (1º).

Mais uma subseção gaúcha passa a contar com uma Comissão de Direitos Humanos, cumprindo meta da Ordem gaúcha de interiorizar a comissão que tem como coordenador-geral o conselheiro seccional Ricardo Breier. Nesta sexta-feira (1º), ele e o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, estiveram na OAB Garibaldi para a formalização do ato. A CDH recém instalada é presidida pela advogada Dulce Helena Mendes Coelho.

Em janeiro desse ano, a Ordem gaúcha enviou oficio para as 105 subseções do Estado para informar sobre a necessidade de instalação da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto em todas as OABs do Interior.

Conforme a presidente da subseção, Claudia Brosina, a comissão irá promover ações em diversas áreas, atuando em conjunto com a seccional e a comunidade local. “O trabalho visará à justiça e à igualdade, por meio da realização de audiências públicas, de modo a fomentar o diálogo com as lideranças da região”, afirmou.

Segundo Breier, o objetivo da CDH é formar uma ampla rede pelo Estado. “Queremos atuar como se fôssemos uma única grande comissão, ramificada, mas integrada, com capacidade de receber denúncias de violações dos direitos humanos que ocorram em todo o Rio Grande do Sul”, explicou.

O presidente da OAB/RS lembrou a missão da entidade em defender a cidadania e todas as causas a ela ligadas: “A Ordem não é apenas uma entidade de classe; tem também o papel de zelar pelos direitos fundamentais e colaborar na construção de um mundo mais justo”.

A presidente da CDH Garibaldi destacou as conquistas recentes da Comissão, como a reabertura de dois hospitais em Porto Alegre, com o objetivo de atenuar a falta de leitos na Capital. “Pretendemos agir na mesma linha, observando as necessidades da região e, juntamente com a comunidade e autoridades, buscar soluções para os problemas que nos forem apresentados”, salientou.

A Comissão é composta, também, por Francisco Misturini (vice-presidente), José Renato Brosina e Sandro Garda. Prestigiaram o evento, ainda, o secretário-geral da CAA/RS, Daniel Júnior Melo Barreto; o prefeito de Garibaldi, Cirano Cisilotto; o presidente da Câmara, vereador Giovani Mattielo; e o juiz de Direito Gérson Martins da Silva. Após a cerimônia, houve jantar de confraternização, por adesão. O evento foi realizado no Restaurante da Fenachamp.

02/10/2010 02:14

Comitê 9840 da OAB/RS participa de fiscalização do primeiro turno das eleições 2010

01.10.2010

Artigo do presidente da OAB/RS: O voto fortalecendo a democracia