Home / Noticias / 07.04.2014 22:10

Bertoluci e diversas autoridades presentes na abertura do 27ª Fórum da Liberdade

07/04/2014 22:10

Na ocasião, o presidente da OAB/RS destacou que a presença da entidade demonstra a importância da advocacia no debate dos grandes eventos e manifestações sociais no país.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, participou, na noite desta segunda-feira (07), da abertura do 27ª Fórum da Liberdade. O evento, que foi realizado no prédio 41 da PUCRS, é promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE). Esta edição tem como tema principal a “Construção de Soluções”.

Também estavam presentes: o governador do Estado, Tarso Genro; o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati;. o presidente do IEE, Bruno Zaffari; a representante da ALRS, deputada Elisabeth Felice; o representante da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Valter Nagesltein; o representante do TJRS, desembargador Francisco José Moesch; e o procurador-geral de Justiça; Eduardo de Lima Veiga.

O Fórum, que acontece anualmente desde 1988, conta com oito painéis, realizados ao longo desta segunda e terça-feira, que abordarão temas como competitividade, saúde, democracia e Estado de Direito, educação, finanças públicas e livre mercado.

Na abertura, o ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco, recebeu o Prêmio Libertas. A premiação, que é entregue desde 1997, é conferida anualmente a empreendedores que se destacam no trabalho pela valorização dos princípios da economia de mercado e pelo respeito à democracia.

Já o prêmio Liberdade de Imprensa foi dado ao jornalista do jornal argentino La Nación, Julio Saguier. Criado em 2007, o troféu tem como objetivo homenagear indivíduos dedicados ao desenvolvimento do pensamento crítico e à defesa e valorização da liberdade de imprensa.

De acordo com Bertoluci, a presença da OAB/RS na abertura do 27º Fórum da Liberdade “evidencia a importância da Ordem gaúcha e da advocacia no debate dos grandes eventos e manifestações sociais no país, destacando também o Estado de Direito e o Democrático”.

Ao longo das 26 edições já realizadas, o Fórum reuniu mais de 60 mil participantes, 250 conferencistas, seis chefes de Estado, cinco ganhadores do Prêmio Nobel de Economia, 103 acadêmicos e intelectuais, 21 ministros de Estado e 32 lideranças empresariais.

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715

07/04/2014 22:10

Atendendo pleito da OAB, PJe no âmbito da Justiça Eleitoral é suspenso