Home / Noticias / 11.06.2015 18:31

Bertoluci participa de palestra do presidente do TJRS em evento do IARGS

11/06/2015 18:31

Durante o evento, realizado nesta quinta-feira (11), no Hotel Plaza São Rafael, o desembargador José Aquino Flôres de Camargo reforçou o diálogo positivo com a Ordem gaúcha.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, prestigiou o Almoço com Juristas do IARGS, realizado nesta quinta-feira (11), no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. O evento teve como palestrante o presidente do TJRS, desembargador José Aquino Flôres de Camargo. Ele destacou a relação positiva entre a Ordem gaúcha e a Corte.

Conforme Bertoluci, a relação construída nos últimos anos entre o TJRS e a OAB/RS criou uma grande evolução instrucional. “Um exemplo disso é o convênio entre as instituições para o aprimoramento das capacitações para o processo eletrônico, que simboliza a convergência de ideias e a preocupação com o cidadão, que só pode ser incluído se estiver representado pelo forte advogado”, comprovou.

Conforme o convênio firmado entre as instituições, as salas da OAB nas subseções do Estado serão equipadas com computadores e scanners para garantir orientação àqueles que necessitem de atendimento para operacionalizar o sistema.

“A advocacia é o veículo de ligação com a cidadania”, diz Aquino

A proximidade e integração do Poder Judiciário com as demais instituições que compõem a cena jurídica do Rio Grande do Sul foi um dos assuntos abordados por Aquino durante sua exposição. Ele ressaltou a participação da OAB/RS em projetos de grande importância social. “Entre a cidadania e a instituição existe um veículo de ligação, esse veículo é a advocacia”, apontou o presidente do TJRS.

Depósitos judiciais e pagamento de precatórios também estiveram entre as pautas tratadas por Aquino, que também frisou a parceria com a Ordem gaúcha para implantação de audiências de custódias. Segundo ele, a medida pode ser considerada “um avanço civilizatório que nós pretendemos instituir em breve, que já deveria existir desde a constituição de 1988, mas na prática nunca se concretizou”.

A presidente do IARGS, conselheira seccional Sulamita Santos Cabral, realizou a abertura do evento ressaltando a importância das reuniões para o debate de questões importantes para a sociedade, “contribuindo para a excelência da ordem jurídica e social”.

Presenças

Estiveram presentes também o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; a secretária geral-adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; a corregedora, conselheira seccional Maria Helena Camargo Dornelles; o diretor-geral da ESA, conselheiro seccional Rafael Canterji; as conselheiras seccionais Teresa Cristina Fernandes Moesch eRegina AdyllesEndler Guimarães; o procurador-geral do Estado, Euzébio Fernando Ruschell; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Tasso Delabary; a presidente do TRT4, desembargadora Cleusa Regina Halfen; a desembargadora do TJRS pelo Quinto Constitucional, Ana Paula Dalbosco; entre outras autoridades do meio jurídico.

Mariane Freitas
Estagiária de Jornalismo

11/06/2015 18:31

Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS apresenta projetos à ESA