Bertoluci recebe Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS
02/03/2015 19:55
No encontro, foram destacadas as principais realizações da CDA nos últimos anos, entre elas, a realização de diversas palestras e a participação ativa em conselhos do Estado e municipais acerca do tema.
Na noite desta segunda-feira (02), o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, esteve reunido com a presidente e vice-presidente da Comissão de Direito Ambiental (CDA), Claudia Lima Marques e Marília Longo. No encontro, foram apresentadas as principais realizações da CDA ao longo dos últimos anos.
Claudia destacou a grande pluralidade de advogados participantes da CDA, e também a integração na elaboração de eventos com outras Comissões da OAB/RS. “Ao longo dos anos, promovemos capacitações interdisciplinares, sempre com o apoio da Escola Superior de Advocacia”, ressaltou a presidente da CDA.
A participação em diversos conselhos do Estado e municipais para debater o meio ambiente também foram um foco de atuação. “O nosso próximo passo é termos um assento fixo e poder de voto no Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA). Iremos ao governo entregar a nossa solicitação, pois já participamos; todavia, queremos ter uma voz cada vez mais ativa”, frisou Claudia.
Os planos futuros também foram abordados. Marília ressaltou a intenção de realizar um Colégio Nacional de Presidentes de Comissões de Direito Ambiental e do Consumidor. “Queremos reunir os integrantes não apenas da área de Direito Ambiental, mas também do Consumidor, pois existem assuntos correlatos. O ideal é que surjam ideias balizadoras para o debate acerca do tema”, ressaltou a vice-presidente da CDA.
O presidente da OAB/RS também salientou a importância do trabalho voluntário dos integrantes da CDA ao longo destes quase três anos de atuação. “É fundamental a dedicação de incansáveis advogados de todo o Estado que abdicam de tempo profissional e pessoal para trabalhar em prol da classe”, destacou o dirigente, que acrescentou a importância da participação da seccional gaúcha nos conselhos, como entidade instrumentalizadora dos anseios da cidadania.
João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715
02/03/2015 19:55