Home / Noticias / 02.03.2015 18:14

OAB/RS acompanha inspeção no Presídio Estadual de Bento Gonçalves

02/03/2015 18:14

http://bit.ly/1zT3RhL
Foto: Divulgação - OAB/Bento Gonçalves
As condições do presídio, desde serviços básicos como condições de trabalho dos advogados, foram analisadas
As condições do presídio, desde serviços básicos como condições de trabalho dos advogados, foram analisadas

A iniciativa de vistoriar as casas prisionais é pauta permanente da entidade, que fornece ao Conselho Federal da OAB informações detalhadas em relação ao sistema prisional gaúcho.

A OAB/RS, representada pelo presidente da subseção de Bento Gonçalves, Felipe Possamai, acompanhou inspeção realizada no Presídio Estadual de Bento Gonçalves, na tarde desta sexta-feira (27). Além do dirigente, a Comissão de Direitos Humanos local participou da vistoria.

Na ocasião, foram analisadas as condições de saneamento, alimentação, tratamento médico, psicológico e religioso dos internos, além das condições de comunicação entre os advogados e os clientes.

Para o dirigente da OAB Bento Gonçalves, a casa prisional está em uma condição melhor do que foi vistoriado em 2014, quando o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, estiveram in loco durante rebelião no presídio. Entretanto, segundo Possamai, a infraestrutura segue parcialmente comprometida, com duas celas interditadas, bem como o albergue municipal, em decorrência do motim.

O presidente da subseção ainda reforçou que “é necessário urgente reparo nas salas danificadas para que não haja ainda mais prejuízos nos serviços prestados pela casa penitenciária”.

Estiveram presentes, também, a juíza da Vara de Execuções Criminais, Fernanda Ghiringhelli de Azevedo, o promotor Gilson Bolguedurff Medeiros e as integrantes da Comissão de Direitos Humanos, Elismara Conceição Teixeira Goggia, Ana Júla Predebon e Vanderléia Toso Stefenon.

Denúncia do caos carcerário

Desde 2013, as 106 subseções da entidade estão promovendo um mutirão de vistorias dos presídios locais. O objetivo é fornecer à Coordenação de Acompanhamento do Sistema Carcerário do Conselho Federal da OAB informações amplas e detalhadas em relação ao sistema prisional gaúcho. Apenas no ano passado, a OAB/RS já esteve nas Penitenciárias Regional e Industrial de Caxias do Sul, no Presídio Regional de Passo Fundo, no Presídio de Bento Gonçalves, na Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro e na Penitenciária Estadual Modulada de Osório.

O enfrentamento do caos carcerário vem sendo uma pauta permanente da Ordem gaúcha desde 2008, quando a entidade inspecionou e denunciou o caos encontrado no Presídio Central de Porto Alegre e também no Instituto Psiquiátrico Forense. Em abril de 2012, a situação da casa carcerária gerou uma denúncia do Fórum da Questão Penitenciária à Comissão de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Em dezembro de 2013, o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, acompanhou o presidente do CFOAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, em vistoria ao Presídio Central. Na ocasião, foi constatado que nada mudou em relação à última inspeção da OAB/RS. Em decorrência, o CFOAB também entrou com representação semelhante no órgão internacional e também no Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, denunciando a situação do sistema prisional gaúcho e maranhense.

Com informações da OAB Bento Gonçalves

Vítor Rosa
Estagiário de Jornalismo

02/03/2015 18:14



Notícia anterior

Em dois anos, Procuradoria das Prerrogativas é referência na atuação profissionalizada da OAB/RS

02.03.2015
Próxima notícia

Bertoluci recebe Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS

02.03.2015

Principais notícias

Ver todas