Bertoluci recebe voluntários do Projeto Pescar
06/05/2015 21:46
O objetivo do encontro era a apresentação de um projeto piloto.
O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, acompanhado pela conselheira seccional Maria Helena Camargo Dornelles, e pelo chefe de gabinete da presidência, Júlio Cezar Caspani, recebeu, na tarde desta quarta-feira (06), os voluntários do Projeto Pescar, Mônica Guazzelli, Beatriz Goldshmitt, Ezio Rezende e Marcelo Menna Barreto. O objetivo do encontro era a apresentação de um projeto piloto a ser implantado junto ao Poder Judiciário.
A proposta da entidade, que atende jovens de 16 a 20 anos em situação de vulnerabilidade social, é unificar a necessidade de mão de obra qualificada nas esferas do judiciário inserindo os jovens atendidos pelo Projeto, através da formação socioprofissionalizante. Assim, seria elaborado um convênio para estabelecer as diretrizes de cada parte envolvida.
A principal fonte de qualificação seria a capacitação para o processo eletrônico. Apesar dos esforços que a OAB/RS e Tribunais têm empreendido para que a advocacia esteja totalmente inserida nesta nova realidade, ainda existem muitos profissionais que encontram dificuldades de utilizar os sistemas virtuais da Justiça, pois já não tinham familiaridade com o próprio computador. A partir desta perspectiva, a inserção de jovens com habilidade e conhecimento sobre o processo eletrônico, surgiria como uma alternativa, inclusive para escritórios de advocacia, de uma pessoa treinada especificamente para atender a esta demanda.
“A possibilidade de união destas necessidades pode ser muito profícua. São jovens que precisam de acesso à qualificação, à formação para se inserirem profissional e socialmente; são profissionais que encontram dificuldades em manusear o sistema, o computador e a tecnologia; e são lacunas no mercado que podem auxiliar não apenas as instituições, mas também os escritórios, que além de resolverem uma demanda prática do dia a dia, estarão fazendo a sua parte socialmente”, avaliou Bertoluci.
A proposta está sendo elaborada pelos voluntários, para dar andamento ao convênio e buscar novos parceiros.
Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528
06/05/2015 21:46