Breier completa 51 subseções visitadas por videoconferência nas Caravanas Virtuais
05/08/2020 16:04
A aproximação da diretoria da seccional da OAB/RS com a advocacia gaúcha permanece assegurada com o uso da tecnologia. Se a pandemia do novo coronavírus restringe a circulação e impede as aglomerações, as videoconferências são uma alternativa viável e interessante para amenizar esse impedimento.
Nesta semana, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, alcançou a marca de 51 reuniões com as subseções gaúchas. Foram centenas de advogados e advogadas que acompanharam os encontros. É o projeto Caravanas Virtuais.
A primeira edição foi em 18 de junho, que contemplou a subseção de Santa Maria, e a mais recente ocorreu com a subseção de São José do Norte. “Percebemos a importância destas agendas. O trabalho do nosso grupo sempre se destacou pela proximidade com a advocacia gaúcha. Esse é um modelo de atuação que permitiu a obtenção de muitas conquistas: estar próximo, ouvir, conhecer cada realidade. Dessa forma, mesmo a distância, conseguimos conversar com colegas de todas as regiões”, salientou o presidente Breier.
Entre os temas mais questionados nos encontros, estão os reflexos da pandemia na atuação da advocacia. As dificuldades geradas pelo fechamento dos foros e pela falta de processos digitalizados, principalmente na Justiça estadual, pautaram boa parte das reuniões virtuais com as subseções. “Essa situação é agravada por diferentes estágios da pandemia nas regiões. Com isso, temos realidades distintas e diferentes funcionamentos das estruturas físicas do Judiciário. Ouvir os colegas e saber o que está ocorrendo em cada cidade e região é fundamental para que possamos atuar junto aos tribunais e às corregedorias”, salienta Breier.
As manifestações dos advogados e advogadas nas videoconferências funcionam como um termômetro da forma com que a advocacia gaúcha está lidando com todos os desafios e onde estão encontrando alternativas e em quais regiões residem os maiores problemas. “Nos guiamos pela voz dos colegas, que estão na linha de frente encontrando foros fechados, não conseguindo acessar os processos físicos e relatando dificuldades. São essas realidades que apontam os caminhos que vamos seguir e quais providências adotar ou cobrar”, acrescenta Breier.
Todas as reuniões têm mais de duas horas de atualização de pautas da advocacia e de troca de informações entre advogados e advogadas. As videoconferências são prestigiadas, além do presidente da seccional, Ricardo Breier, e do membro honorário vitalício da OAB Nacional, Claudio Lamachia, pelo coordenador das subseções e vice-presidente da OAB/RS, Jorge Fara; pela secretária-geral da OAB/RS, Regina Guimarães; pela secretária-geral adjunta, Fabiana Barth; e pelo diretor-tesoureiro, André Sonntag.
Nas próximas semanas, serão realizados encontros com advogados e advogadas de outras subseções até que sejam visitadas as 106 subseções da Ordem gaúcha.
- Santa Maria
- Pelotas
- Cruz Alta
- Santa Rosa
- Bagé
- Itaqui
- Rio Grande
- São Luiz Gonzaga
- Tapejara
- Três de Maio
- Tupanciretã
- Jaguarão
- Erechim
- Bom Jesus
- Carazinho
- Frederico Westphalen
- Lajeado
- Santo Ângelo
- Uruguaiana
- São Borja
- Palmeira das Missões
- Encruzilhada do Sul
- Piratini
- Santo Augusto
- Passo Fundo
- Ibirubá
- Casca
- Agudo
- Sobradinho
- Caçapava do Sul
- Marau
- Soledade
- Nova Prata
- Lagoa Vermelha
- Caxias do Sul
- Cachoeira do Sul
- Venâncio Aires
- Nonoai
- Cacequi
- Farroupilha
- Capão da Canoa
- Santana do Livramento
- Sarandi
- Getúlio Vargas
- São Lourenço do Sul
- Espumoso
- Vacaria
- Panambi
- Ijuí
- Santiago
- São José do Norte
05/08/2020 16:04