Home / Noticias / 27.01.2016 21:13

Breier participa de evento pelo Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

27/01/2016 21:13

Realizado na noite desta quarta-feira (27), no Museu da UFRGS, encontro homenageou sobreviventes da última geração que viveu o holocausto e ressaltou a importância da manutenção da memória do triste fato histórico.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, participou, na noite desta quarta-feira (27), do evento pelo “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”, realizado no Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O encontro homenageou sobreviventes da última geração que viveu o holocausto e ressaltou a importância da manutenção da memória do triste fato histórico.

Durante o evento, os sobreviventes do Holocausto Bernard Kats, Curtis Henry Stanton, Max Wachsmann Schanzer e Johannes Melis apresentaram os relatos de todo sofrimento que vivenciaram durante a 2ª Guerra Mundial.

Em sua fala, Breier salientou a atuação da Ordem gaúcha no direito à cidadania e o trabalho da Comissão dos Direitos Humanos, bem como lembrou as homenagens da OAB à data. “A OAB/RS e todas as outras seccionais da OAB estão fazendo hoje um ato público em nome do Dia Internacional da Lembrança do Holocausto. Isso reforça o espírito da Ordem dos Advogados do Brasil na relação com os Direitos Humanos e na representatividade da sociedade e, acima de tudo, na preservação do princípio da dignidade humana”, afirmou.

Além disso, o presidente da OAB/RS enfatizou a relevância de relembrar o fato. “Queremos que este lado triste da história não se repita nunca mais, então precisamos aprender com este evento, lembrando que o Holocausto serviu de base para a construção de diversos acordos e tratados internacionais, na união mundial do reconhecimento e respeito à liberdade de expressão”, reforçou.

A mesa diretiva do evento também foi composta pelo prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Neto; o presidente da Federação Israelita do RS, Zalmir Chwartzmann; e a diretora do Museu da UFRGS, Claudia Aristimunha. O membro honorário da OAB/RS, Luiz Carlos Levenzon, também esteve presente no encontro.

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

O dia 27 de janeiro é reconhecido internacionalmente como o “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”. A data foi instituída pela Assembleia Geral da ONU, em 2005, como forma de lembrar a libertação do maior campo de concentração nazista (Auschwitz Birkenau), pouco antes do final da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Lucas Pfeuffer
Estagiário de Jornalismo

27/01/2016 21:13

OAB/RS reúne-se com TRT4 para tratar do acúmulo de notas de expediente