Home / Noticias / 16.03.2021 18:06

Breier realiza reunião com CEF para agilizar pagamentos e resgates de alvarás

16/03/2021 18:06

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, reuniu-se, na tarde desta terça-feira (16), com o superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal (CEF), Ricardo Bier Troglio. O motivo do encontro, ocorrido por videoconferência, foi o de um ofício enviado pela seccional gaúcha à CEF na última semana, solicitando providências para os problemas de pagamento de alvarás aos advogados.

O superintendente executivo de Governo, Marcos de Souza Oliveira, e o gerente geral de Rede, Marcelo Marimon Gonçalves, também participaram da reunião. Ao longo da conversa, Breier reforçou ao superintendente as dificuldades que muitos advogados têm enfrentado em razão dos valores atrasados. “Recebemos diversos relatos de colegas diariamente. Toda e qualquer ação que possa, de alguma forma, injetar valores na economia e, assim, e amenizar os efeitos da crise é válida, pois cada advogado representa um cidadão que precisa e que fará uso de tais valores”, lembrou. “Estamos aqui para colaborar e encontrar formas de agilizar a liberação dos alvarás, bem como de otimizar o atendimento da advocacia”, finalizou Breier.

Ao ouvir as demandas do presidente da Ordem gaúcha, o superintendente da Caixa disse que, assim que recebeu o ofício, iniciou uma tomada de providências para regularizar a situação. Conforme Troglio explicou, o pagamento dos alvarás estava centralizado apenas a um posto da CEF, e existem dificuldades operacionais por conta de autenticações que não são possíveis via home-office. “Apesar disso, já adianto que, a partir desta quinta-feira, (18) mais doze agências estarão aptas a contribuir com o pagamento dos alvarás, isso certamente vai dar uma maior vazão, e veremos bons resultados”, disse. Troglio afirmou, também, que a Caixa está aprimorando seu sistema de agendamento para aumentar os atendimentos.

Além disso, foi citada, durante a reunião, a possibilidade de as varas utilizarem um alvará eletrônico. A ideia é a de que a OAB/RS e a CEF realizem uma reunião com os tribunais para adotar uma medida que acelere os pagamentos.

Ao final do encontro, Breier agradeceu o empenho da Caixa para sanar essas dificuldades, bem como afirmou que intensificará a questão da utilização do alvará eletrônico e buscará conversar com os tribunais o mais breve possível.

16/03/2021 18:06

Webinar promovido pela CEDT apresentou detalhes da Lei nº 15.576/2020 e de seus reflexos na prática

16.03.2021

Curso de Direito de Seguros, parceria entre ESA/RS e AJURIS, terá início em abril